Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026
por Gabriel Lagoa | 27 de Novembro, 2024
A cidade superou as candidaturas de Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria) na corrida ao título europeu. O anúncio foi feito esta quarta-feira em Valência, atual detentora da distinção.
Guimarães foi escolhida para Capital Verde Europeia 2026, tornando-se a segunda cidade portuguesa a receber esta distinção da Comissão Europeia, depois de Lisboa em 2020. O anúncio decorreu esta quarta-feira em Valência, onde um painel de sete especialistas independentes avaliou as candidaturas.
A cidade concorria com Heilbronn, na Alemanha, e Klagenfurt, na Áustria. O município vai receber um apoio financeiro para implementar projetos de sustentabilidade ambiental.
Em comunicado, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal felicita “toda a equipa de trabalho, técnica e política, e todos os elementos da Estrutura de Missão Guimarães 2030, pela resiliência que evidenciaram durante todo este processo de três candidaturas. Mas quero sobretudo felicitar, com especial emoção, toda a comunidade vimaranense, desde os alunos das nossas escolas às Brigadas Verdes, da comunidade científica à empresarial”.
O painel de avaliação baseou a decisão em sete critérios: qualidade do ar, ruído, água, biodiversidade, resíduos e economia circular, e medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. A candidatura vimaranense apresentou um portfólio de iniciativas ambientais desenvolvidas desde 2013. Entre os projetos destacam-se o Desporto Carbono Zero e o Bairro C, focados na descarbonização.
O município integra o grupo das 100 cidades europeias que se comprometeram a atingir a neutralidade climática até 2030. Este objetivo faz parte do Plano Estratégico e Ecossistema de Governação Guimarães 2030, que envolve a comunidade local, o setor privado e a academia.
O Laboratório da Paisagem e o programa PEGADAS são responsáveis pelas ações de sensibilização ambiental junto das escolas e da população. A cidade é também signatária do Green City Accord e recebeu o Mission Label da Comissão Europeia.
Esta foi a terceira tentativa de Guimarães para obter o título. Em 2017, a cidade ficou em quinto lugar entre 13 candidatas. O prémio Capital Verde Europeia é atribuído anualmente a cidades com mais de 100 mil habitantes que se destaquem em matéria de sustentabilidade ambiental, social e económica.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.