Voltar | Sustentabilidade

Greenhub. Unicorn Factory abre hub de sustentabilidade em Lisboa com Amazon e Critical Software

por Gabriel Lagoa | 30 de Outubro, 2024

Este é o terceiro hub inaugurado em dois anos de atividade da Unicorn Factory Lisboa. Inauguração reforça a estratégia da capital em criar distritos de inovação assentes em áreas com forte crescimento.

O greenhub, o novo polo de inovação da Unicorn Factory Lisboa, abriu portas esta segunda-feira em Entrecampos, num espaço de 600 metros quadrados no edifício da Critical Software. O projeto surge da parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e empresas como a Amazon Web Services, que estabelece ali a primeira base física do seu programa Clean Energy Accelerator.

O espaço integra já 16 empresas e 110 profissionais, dispondo de uma área de coworking para 12 pessoas e nove escritórios privados, dos quais 55% se encontram ocupados. As empresas que não necessitem de espaço físico podem associar-se ao hub em regime remoto, tendo acesso a mentoria e atividades da comunidade.

O greenhub conta também com a parceria da Cleantech for Iberia, organização apoiada pela Breakthrough Energy, fundada por Bill Gates. A iniciativa pretende desenvolver projetos nas áreas da mobilidade e energia, entre outros setores ligados à sustentabilidade.

“A inovação está a crescer em Lisboa, a chegar a mais bairros e a oferecer novos projetos e oportunidades aos nossos jovens”, afirmou Carlos Moedas na inauguração. O presidente da Câmara de Lisboa destacou ainda que “temos 20 programas de incubação e aceleração de empresas, atraímos mais de 70 centros tecnológicos e criámos mais de 15 mil oportunidades de trabalho. Lançámos o maior prémio de inovação social da Europa, e vencemos a Capital Europeia da Inovação”.

Este é o terceiro hub criado pela Unicorn Factory Lisboa, após o gaminghub e o web3hub, que contabilizam 98 empresas e 438 colaboradores. A iniciativa municipal tem como objetivo posicionar Lisboa como centro de inovação tecnológica na Europa.

Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, referiu que “a criação do greenhub, em colaboração com os nossos parceiros estratégicos, permitirá agregar talento e apoiar projetos inovadores, exponenciando as ações e programas que já desenvolvíamos dedicados a este tema, como é o caso do Programa Clean Future para a inovação destinada a cidades inteligentes”. 

Quanto a João Carreira, CEO da Critical Software, afirma que a tecnologia e inovação são “forças transformadoras”, enquanto Luis Castanheira, da Mota-Engil Renewing, sublinhou o compromisso com a transição energética. Ana Almeida Simões, responsável pela inovação no Grupo Brisa, destacou a importância da “inovação colaborativa entre setores”.

O novo hub dispõe ainda de um lounge destinado à realização de eventos, sessões de networking e workshops. Este espaço servirá também como ponto de encontro para empreendedores e investidores do setor das tecnologias verdes, facilitando a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novos projetos.

A Unicorn Factory Lisboa, lançada em 2022 durante a Web Summit, opera em cinco áreas distintas: incubação inicial de startups, programas para scaleups, apoio à expansão internacional, empreendedorismo jovem e hubs de inovação. Nos últimos dois anos, Lisboa recebeu 13 unicórnios e foi reconhecida como Capital Europeia da Inovação em 2023.

O novo polo em Entrecampos integra-se na estratégia da autarquia de criar distritos de inovação em áreas com forte potencial de crescimento. Esta abordagem tem vindo a transformar várias zonas da cidade, como aconteceu com o Hub do Beato, um dos centros de inovação da capital.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.