Voltar | Investimento

Goparity junta 300 mil euros para projeto de canábis medicinal

por Gabriel Lagoa | 28 de Agosto, 2024

É o primeiro do género financiado por crowdlending e os fundos irão para o desenvolvimento de soluções terapêuticas com canábis medicinal para doentes em toda a Europa.

Numa altura de mudança na política europeia, com vários países a reconhecer os benefícios médicos da canábis, a plataforma de investimentos sustentáveis Goparity juntou 300 mil euros em cinco dias numa campanha de financiamento para um projeto de soluções terapêuticas com recurso à planta. 

Num comunicado divulgado esta semana, lê-se que esta é a primeira campanha de crowdlending em Portugal para um projeto desta indústria, neste caso para a Valcon Medical, empresa que pertence a um programa-piloto da Dinamarca de produção de canábis medicinal. A iniciativa abriu a 14 de agosto e contou com um total de mais de 1.700 investidores de 23 países. 

A Goparity acrescenta que os fundos angariados serão utilizados para promover mais oportunidades de inovação no setor, “que tem vindo a demonstrar promessa na redução da dependência de opióides e enquanto alternativa viável para ajudar a gerir sintomas de condições como dor crónica, esclerose múltipla, epilepsia, lesões na medula espinal e sintomas relacionados com o cancro”. Este financiamento permitirá, assim, apoiar a Valcon Medical a expandir a sua produção, proceder a atualizações tecnológicas e alargar as suas operações em toda a Europa

Entre os investidores que contribuíram para este projeto através da Goparity, seis foram empresas – perfazendo um total de 8.050 euros – e os restantes foram pessoas individuais. O maior investimento registado foi de 10 mil euros e a média rondou os 170,98 euros por investidor. 

Nuno Brito Jorge, CEO da Goparity, refere que “esta campanha marca o nosso primeiro promotor dinamarquês, sendo a primeira vez que a Goparity oferece uma oportunidade de investimento numa das indústrias com maior crescimento e potencial da atualidade, a do canábis medicinal”. 

Pete Patterson, CEO da Valcon Medical, acrescenta que “o processo de crowdlending não só foi rápido e eficiente, como também nos permitiu estabelecer contacto com uma comunidade de investidores que partilha a nossa visão. Este tipo de financiamento desempenha um papel central no crescimento da Valcon Medical, permitindo-nos acelerar os nossos projectos e fazer chegar as nossas inovações ao mercado mais rapidamente”. 

Em novembro de 2023, a Goparity ultrapassou a meta dos 30 milhões de euros investidos por mais de 15 mil pessoas e empresas. Os projetos financiados através da plataforma permitiram impactar positivamente cerca de 89 mil pessoas, criar quase 5 mil postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão de 25 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera todos os anos.

Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.