Google anuncia data para apresentar o seu Pixel 8
por The Next Big Idea | 31 de Agosto, 2023
Depois da Apple, é a vez da Google anunciar o evento onde vai apresentar novidades no seu segmento de hardware, nomeadamento o seu novo smartphone Pixel.
É a beleza da luta pela dominância no mercado tecnológico. Em tempos, a Google seria uma empresa puramente dedicada a software, nomeadamente o seu motor de pesquisa e aplicações complementares, e a Apple seria a empresa de hardware focada não só nos seus computadores, mas nos diferentes dispositivos derivados da sua atenção ao detalhe, ao design e à experiência do utilizador.
Atualmente, as duas empresas estão em confronto em praticamente todas as frentes. Nos browsers, temos Google Chrome vs Safari. Nos smartphones, temos Pixel vs iPhone. Nos respetivos sistemas operativos, temos iOS vs Android. E muitos mais são os exemplos numa série de outras áreas.
A Google/Alphabet e a Apple (e também a Microsoft e a Amazon) nos últimos anos têm explorado cada vez construir um ecossistema de produtos e serviços que crie em utilizadores no mundo inteiro a tentação e a conveniência de privilegiar uma única marca para a maior parte das suas necessidades. Isto cria uma espécie de jogo do gato e do rato em que cada uma destas empresas sente a necessidade de ir atrás de um determinado segmento de negócio que, na maior parte dos casos, não é a sua especialidade pela simples contribuição que esse investimento pode trazer para a sua estratégia de ecossistema.
A Google anunciar o seu evento Pixel apenas um dia depois da Apple ter anunciado uma nova edição do seu “Wonderlust” não é, por estas razões, uma surpresa. A empresa tem estado mais focada na “guerra” pela predominância da inteligência artificial com a Microsoft, que tem um impacto mais significativo no seu principal negócio – a pesquisa e o modelo de publicidade associado -, mas nem por isso deixa de acompanhar os movimentos dos restantes rivais, como demonstra com o Pixel.
O evento vai decorrer no dia 4 de outubro, em Nova Iorque, e nele espera-se que a empresa apresenta uma nova versão do seu smartphone – o Pixel 8 -, bem como um novo modelo do seu smartwatch – o Pixel Watch 2 -, sendo que a primeira versão, lançada no ano passado, foi o primeiro wearable lançado pela marca, tendo recebido boas reviews.
A rivalidade Google vs Apple no hardware ainda é uma realidade muito americana, dado que no resto do mundo a Apple tem um avanço claro e a presença da Google faz-se sentir muito mais não só com o seu motor de pesquisa, como com o sistema operativa Android presente em marcas como a Samsung, a Xiaomi ou a Oppo. No entanto, nenhuma das empresas se pode dar ao luxo de relaxar e de largar a marcação próxima que fazem uma à outra, utilizando a gíria futebolística.
A transmissão do evento da Google vai decorrer no seu canal de YouTube.