Getir: unicórnio turco coloca scooters (e outro inventário) em leilão no Reino Unido
por The Next Big Idea | 21 de Julho, 2023
A operação da empresa turca no Reino Unido poderá estar com problemas de tesouraria.
O braço britânico da Getir efetuou um leilão para vender inventário como scooters, capacetes e unidades de refrigeração. Segundo noticiou esta sexta-feira a Sifted – site de informação dedicado à inovação e empreendedorismo europeu, apoiado pelo Financial Times -, este deve-se ao facto de a empresa estar com problemas de cash-flow.
Esta notícia surge depois de a Sifted também ter noticiado há dias que, de forma a diminuir despesas e a reduzir custos, os trabalhadores com funções mais administrativas estavam a ser chamados via Slack para ajudar a vagar uma série de Dark Stores da empresa (um conceito que combina o espaço de loja com o espaço de armazém em ambiente urbano, sendo estes espaços vitais para a sua operação, pois são eles que permitem que as entregas sejam “ultrarrápidas”).
- No entanto, como nota a própria Sifted, isto pode dever-se, em parte, ao facto de a Getir ter adquirido a sua rival Gorillas em dezembro de 2022 (negócio avaliado em 1,2 mil milhões de dólares), o que levou a que houvesse mais do que uma Dark Store a cobrir a mesma área.
A par, ainda de acordo com a Sifted, a empresa também tem pedido a voluntários da sua rede em Londres para andarem de porta-a-porta a oferecer descontos e produtos gratuitos, num esforço para aumentar as vendas.
Em resposta à notícia do leilão, a Getir salientou que “é normal vender o excesso de inventário e ir de porta em porta para promover a nossa marca junto dos clientes”.
Nova ronda de investimento
A notícia desta tentativa de reduzir os custos e aumentar as vendas da divisão britânica da Getir surge depois de ter sido reportado nos últimos meses que existem negociações em curso com sindicatos para chegar a acordo com milhares de trabalhadores em Espanha e em França, chegando os media locais a assinalar que a empresa se prepara para sair daqueles mercados. Mais recentemente, o jornal alemão Handelsblatt deu também conta que a empresa pode estar de saída dos Países Baixos e de Itália.
No que toca à indústria das entregas “ultrarrápidas” de mercearia, a Getir é a referência no mercado europeu. Até à data, angariou 1,8 mil milhões de dólares em financiamento junto de investidores como a Tiger Global, a Sequoia e a Mubadala, mas tem-se debatido com dificuldades para fazer vingar o seu modelo de negócio.
Isto deve-se ao facto de nem mesmo um unicórnio da dimensão da Getir estar imune ao que se passa no setor, que sofreu um duro revés nos últimos 18 meses, uma vez que a inflação e as elevadas taxas de juro fizeram diminuir o poder de compra dos consumidores e as rondas de financiamento por parte dos VCs, que já não olham para estas entregas “ultrarrápidas” com o mesmo brilho nos olhos como há dois anos.
Contudo, a Sky News reportou há dias que a Getir está a trabalhar para anunciar uma nova ronda de financiamento até ao final do mês. De acordo com a publicação britânica, a injeção de capital será liderada pelo Mubadala, o fundo soberano de Abu Dhabi, mas será inferior ao valor falado (500 milhões de dólares).
- A Getir está presente em Portugal desde 2021 e falámos dela na última edição da nossa newsletter “Next”, que pode subscrever aqui.