Fundo NOS 5G investe na Didimo e na MindProber
por The Next Big Idea | 11 de Outubro, 2022
Fundo NOS 5G participou em duas rondas de investimento 6,8 e de 5,6 milhões de euros na Mindprober e Didimo, respetivamente.
O Fundo NOS 5G, criado pela NOS e gerido pela Armilar Venture Partners, anunciou o investimento na Didimo e na MindProber, através de duas rondas de investimento de 6,8 milhões de euros, na primeira, e de 5,6 milhões de euros na segunda.
A DIDIMO, desenvolveu uma plataforma que permite gerar, em cerca de 60 segundos, avatares digitais 3D com base em fotografias.
A Mindprober é uma startup que desenvolveu uma plataforma pioneira a nível mundial que mede o impacto emocional que os conteúdos multimédia têm nos consumidores, através de wearables que monitorizam dados biométricos, como suor ou aceleração do batimento cardíaco.
“Estamos muito satisfeitos por podermos apoiar estas duas startups através destes investimentos do Fundo NOS 5G, o único em Portugal dedicado a ajudar startups tecnológicas a retirar o máximo partido das potencialidades do 5G. Entusiasma-nos saber que com o investimento na DIDIMO estamos a contribuir para a expansão de interações digitais mais humanas, em indústrias tão diversas como o entretenimento ou o retalho. Já no caso da Mindprober, o 5G vai permitir evoluir as capacidades da sua plataforma e dispositivos para funcionar mais rapidamente e sem falhas, mesmo em mobilidade, abrindo o caminho para a monitorização de informação no contexto real diário das pessoas. Esperamos poder celebrar com ambas as equipas, vários sucessos futuros.”, afirmou Jorge Graça, CTO da NOS.
Fundada em 2016, a DIDIMO quer revolucionar a criação e utilização de personas digitais, tornando as interações o mais realistas possíveis, através da manipulação de qualquer elemento da figura humana, nomeadamente a animação da cara e do discurso. A utilização destes avatares apresenta um enorme potencial para áreas como gaming e entretenimento, para experiências mais realistas, retalho, para maior personalização dos processos de compra e de experimentação virtual dos produtos; e recursos humanos, permitindo experiências mais humanizadas de formação e colaboração à distância.
Presentes no mercado Europeu e Americano, a DIDIMO conta já com clientes globais em várias indústrias, como a Sony e a CeekVR, tendo apresentado um crescimento exponencial uma equipa que conta atualmente com 24 colaboradores.
O 5G da NOS garante uma maior rapidez e fiabilidade da plataforma desenvolvida pela DIDIMO, e a criação imediata dos avatares em mobilidade. Adicionalmente, estes avatares serão usados em aplicações que irão beneficiar também do 5G, como videojogos e realidade aumentada, contribuindo para uma utilização fluida do ecossistema e interações digitais em qualquer circunstância, mantendo sempre constante a qualidade da experiência.
Podemos dar capacidades às pessoas para que possam, de uma forma natural, fazer nos espaços digitais o mesmo que fazem no mundo real: experimentar roupa, pegar e experimentar novos produtos, jogar, ou divertirem-se com os amigos
Verónica Orvalho
“A missão da Didimo sempre foi tornar o mundo digital mais humano ao adicionar a cada experiência a riqueza da expressão das emoções e a personalização,” afirmou Verónica Orvalho, CEO da DIDIMO. “Podemos dar capacidades às pessoas para que possam, de uma forma natural, fazer nos espaços digitais o mesmo que fazem no mundo real: experimentar roupa, pegar e experimentar novos produtos, jogar, ou divertirem-se com os amigos. A nossa tecnologia significa que as pessoas podem interagir com a computação de forma mais humana e mais autêntica. Com a introdução do 5G, podem agora participar nestas experiências em qualquer lugar, em tempo real.”
A ronda de investimento agora anunciada foi co-liderada pelo Fundo NOS 5G e contou com a presença do Fundo Tech Transfer da Armilar, da BrightPixel, e da Portugal Ventures.
O grande objetivo da MindProber é construir uma nova currency que possa ser usada para medir o envolvimento dos consumidores com todos os tipos de media, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo
Nuno Dias
A plataforma da Mindprober mede as respostas fisiológicas de espectadores a conteúdos multimédia, por forma a analisar o impacto emocional que o conteúdo apresentado tem em quem o consome. Utiliza um pequeno dispositivo portátil que, em contacto com a mão do utilizador, mede o feedback inconsciente que é libertado, e uma aplicação móvel para ser utilizada em paralelo, que, entre outras funções, utiliza perguntas de resposta rápida para medir feedback consciente, compilando assim informação com elevado valor comercial. A tecnologia foi desenvolvida por uma equipa de R&D que conta com três PhDs no campo das neurociências cognitivas e engenharia biomédica.
Desta forma, a Mindprober consegue disponibilizar estudos comportamentais, que até aqui requeriam investimento elevado, e permitir que conhecimentos na área da neurociência cognitiva possam ser usados por produtores de conteúdo ou agências de media e publicidade para ajustarem os seus conteúdos às reações verdadeiras das pessoas. Esta plataforma permite, ainda, robustecer as métricas hoje usadas na avaliação de publicidade e planeamento de media, adicionando a dimensão “impacto emocional” às mais tradicionais como impressões, ou visualizações.
“O grande objetivo da MindProber é construir uma nova currency que possa ser usada para medir o envolvimento dos consumidores com todos os tipos de media, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo”, afirmou Nuno Dias, CTO da MindProber.
A ronda de investimento na MindProber foi liderada pela Iberis Capital, tendo contado com a presença do Fundo NOS 5G, do Fundo NBF da Armilar, e da Portugal Ventures.