Fundador da Indie Campers Hugo Oliveira é o primeiro Endeavor Entrepreneur de Portugal em 2025
por The Next Big Idea | 24 de Fevereiro, 2025

A rede internacional de empreendedores em Portugal passa assim a contar com oito nomes, depois de o fundador e CEO da Indie Campers ter sido selecionado no 102.º Painel de Seleção Internacional, o primeiro presencial de 2025, no Dubai.
Hugo Oliveira passa assim a integrar a comunidade líder mundial que seleciona e acompanha os empreendedores que geram maior impacto nos mercados onde atuam, e juntam-se a José Salgado e Sérgio Vieira, dois dos 152 empreendedores Endeavor que integraram a lista em 2023, e aos fundadores da Coverflex, Luís Rocha, Miguel Santo Amaro, Nuno Pinto, Rui Carvalho e Tiago Fernandes, que integraram a rede em março de 2024, depois do painel de seleção internacional no Vietnam.
Criada com a visão de que os empreendedores de alto impacto podem transformar a economia de um país, a rede global expandiu presença para Portugal em 2023, e tem como missão ajudar a construir ecossistemas empreendedores por todo o mundo.
“Com uma experiência de mais de uma década no desenvolvimento do seu negócio, à qual se junta a história como empreendedor, o Hugo demonstra ser um dos empreendedores com mais experiência no ecossistema nacional e será, sem dúvida, uma mais-valia na rede Endeavor nacional e global. Agora é tempo de celebrar e de prosseguir com o nosso processo de seleção de fundadores portugueses e na forma como têm impacto no ecossistema, através da sua visão e missão empresariais.”, assinala Ricardo Mesquita, Managing Director da Endeavor Portugal.
Fundada em 2013, a Indie Campers assume-se como o marketplace de referência para road trips. Com uma frota de mais de 10.000 veículos, incluindo campervans, autocaravanas e outros veículos recreativos de anfitriões privados e profissionais de todo o mundo, a empresa portuguesa opera em toda a Europa, América do Norte e Oceânia, estando fisicamente em mais de 70 cidades.
“Integrar o grupo internacional de Endeavor Entrepreneurs é uma oportunidade única de, por um lado, poder partilhar a experiência como empreendedor ao longo dos anos, com todos os desafios e aprendizagens que esse processo implica e, por outro, poder ter contacto mais próximo com experiências idênticas de empreendedores do mundo inteiro, tirando o maior partido dessa dinâmica. Estou muito entusiasmado por poder representar Portugal na lista global de empreendedores Endeavor.”, afirma Hugo Oliveira, fundador e CEO da Indie Campers.
Como funciona a Endeavor?
Com foco na criação de um “efeito multiplicador”, onde os empreendedores portugueses se superam e acabam por criar um círculo virtuoso, investindo e criando novas empresas, a Endeavor procura apoiar as empresas em etapa de crescimento (growth stage/ scale-ups) para que possam escalar mais rapidamente, fornecendo uma plataforma que fomenta relações globais entre os seus pares, com acesso a mentoria, capital entre outras ferramentas de suporte em 42 mercados, que ajudam a acelerar o seu impacto individual.
Baseado num modelo entrepreneur-first e numa rede global de confiança para fundadores, o processo da Endeavor começa com uma entrevista de uma hora conduzida pela equipa local, seguida de uma fase de avaliação e de múltiplas entrevistas a cada candidato, que versam sobre a estratégia de negócio, criação de valor, alcance internacional, inovação, potencial de crescimento e, muito importante, as qualidades pessoais de cada empreendedor.
No painel de seleção local, os mentores e membros do board local entrevistam e deliberam para selecionar os candidatos que representem o capítulo nacional no International Selection Panel. Nesta última fase, serão líderes de negócio internacionais a entrevistar, avaliar e deliberar sobre os Endeavor Entrepreneurs que farão parte da rede internacional.