Francesa Mistral AI assegura mais 600 milhões de euros numa ronda de financiamento e vale agora 5,8 mil milhões de euros
por Gabriel Lagoa | 11 de Junho, 2024
Há seis meses, a resposta europeia à OpenAI já tinha fechado uma angariação de fundos de 385 milhões de euros. Foi fundada há pouco mais de um ano.
A startup francesa Mistral AI, fundada há um ano com foco na Inteligência Artificial Generativa, garantiu 468 milhões de euros numa ronda de financiamento em capital próprio e subiu a avaliação da empresa para 5,8 mil milhões de euros. A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo Sifted, que cita fontes ligadas ao processo.
No entanto, de acordo com o site especializado, o valor total do investimento é de 600 milhões de euros, se for considerado o financiamento através de dívida (ou debt), que tem sido uma tendência nas rondas que têm sido levantadas este ano.
Segundo as fontes citadas pelo Sifted, a angariação de fundos foi liderada pelo novo investidor DST Global (uma gestora de capitais de risco que já investiu, por exemplo, no Facebook, Spotify e Airbnb) e pelo atual investidor General Catalyst (que já apostou em empresas como Snapchat e o Canva).
A startup francesa foi fundada há pouco mais de um ano. Desenvolve Large Language Models, o mesmo tipo de modelos fundamentais que estão por detrás do ChatGPT e de outras tecnologias de IA, e promete ser capaz de competir com gigantes como a Google ou a OpenAI. Logo na primeira ronda de financiamento angariou 105 milhões de euros e menos de seis meses depois, no final do ano passado, fechou uma ronda de angariação de fundos e conseguiu mais de 385 milhões de euros.
Apesar da rivalidade, em fevereiro deste ano a Microsoft, forte aliada da OpenAI, anunciou uma “parceria estratégica” com a Mistral AI e adquiriu uma participação na startup francesa. De acordo com um comunicado da tecnológica europeia, o acordo previa, por exemplo, a disponibilização dos modelos de inteligência artificial da Mistral aos clientes da plataforma de cloud Azure. Segundo o Sifted, esta parceria não foi vista com bons olhos por todos, com um coro de vozes críticas a questionarem se a empresa pode permanecer “um verdadeiro campeão tecnológico europeu” se se tornar excessivamente dependente dos tubarões.
Entre os fundadores da Mistral AI estão vários nomes que trabalharam na DeepMind e na Meta. É a empresa europeia que está mais bem posicionada na indústria dos Large Language Models, com o seu modelo mais recente, o Mistral Large, a ser fluente em cinco idiomas: francês, inglês, alemão, espanhol e italiano.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.