Voltar | Fintech

Fintech que abre contas bancárias em quiosques chega aos 400 pontos de venda em Portugal (e quer mais)

por The Next Big Idea | 9 de Maio, 2023

A fintech alcança os 400 pontos de venda em apenas seis meses de presença no mercado português.

A Nickel viu numa oportunidade de negócio que acreditava não estar a ser explorada: a da abertura de uma conta bancária em poucos minutos em locais de proximidade onde as pessoas já vão regularmente, como quiosques e tabacarias.

A empresa nasceu como uma startup em França, foi adquirida pelo BNP Paribas em 2017, e chegou em setembro de 2022 ao mercado português. Agora, passados seis meses, anunciou que a “ao contrário da tendência do setor” está abrir espaços físicos e alcançou 400 pontos de venda em apenas meio ano.

“Saber que, em seis meses, a Nickel se conseguiu posicionar junto das maiores entidades financeiras estabelecidas em Portugal, em termos de pontos físicos de acesso a serviços financeiros essenciais, revela como o setor financeiro tem testemunhado transformações profundas não só a nível tecnológico, como também na relação com a população em geral”, comenta João Guerra, CEO da Nickel em Portugal.

Em comunicado, a fintech explica que aterrou em Portugal com o intuito de democratizar o acesso aos serviços financeiros. Assente num modelo de negócio híbrido, com uma vertente digital e presencial e assente numa rede de pontos de venda no comércio local, a Nickel oferece um serviço que permite abrir “uma conta em apenas alguns minutos, sem complicações”, com a disponibilização imediata de um cartão de débito Mastercard e de um IBAN português.

Segundo a nota, a Nickel assume um posicionamento que visa dar resposta ao crescente encerramento de balcões bancários que se tem traduzido “num afastamento físico entre o setor financeiro e as populações”.

“Para nós é fundamental continuar a fazer parte da vida dos portugueses através da criação de relações de confiança e do investimento em pontos de encontro acessíveis a todos. A simplicidade da área financeira é absolutamente indispensável para a sua integração no quotidiano das populações”, acrescenta João Guerra.

“É com base nessa premissa que a nossa estratégia de aproximação junto dos portugueses tem como objetivo acolher todos na comunidade financeira e atender às suas necessidades. Queremos, desta forma, contribuir não apenas para a inclusão financeira da população, mas também para o desenvolvimento do comércio local, para a aproximação das regiões mais desfavorecidas, onde muitas vezes a banca tradicional se encontra a encerrar balcões”, remata o CEO.

Os mais de 400 pontos de venda da empresa concentram-se, para já, maioritariamente nas grandes áreas de Lisboa e Porto, Norte, e também na zona Oeste e Algarve. A lista e mapa dos antes Nickel pode ser encontrada neste link.

A instituição de pagamentos planeia continuar a crescer e a ganhar mais agentes também no interior do país, ambicionando angariar 2.500 pontos de venda e 450 mil clientes até 2027.