Falar pelo Messenger com máquinas de venda automática? Com a Elecctro é possível
A Elecctro é um produto que permite que qualquer máquina de venda automática fique ligada à plataforma Cloud da startup, onde é disponibilizado um conjunto de serviços. O objetivo é que as máquinas de vending “possam ser atualizadas e deixem de ser os dinossauros que são atualmente”, diz Diogo Simões.
Esta atualização começa, desde logo, na forma de pagamento. Não ter moedas para comprar um snack nas máquinas de venda automática deixou de ser um problema. Aos operadores, são disponibilizados serviços na área dos pagamentos com cartões ou móveis. Também existe a possibilidade de recorrer à telemetria, em que os operadores conseguem perceber que vendas é que estão a realizar, o stock de produtos que existe, quais são as avarias técnicas, e, ainda perceber, em situação de alarme, se as máquinas foram abertas por terceiros e se estão em movimento.
Aos consumidores, é disponibilizada uma nova funcionalidade: a capacidade de efetuar uma compra em qualquer máquina que tenha a solução da Elecctro através do Messenger do Facebook. Assim, a máquina lê um Facebook Messenger Code (alternativa ao QR-Code criada pelo Facebook) e identifica o utilizador online. Depois da identificação, o comprador seleciona o produto desejado e recebe no Messenger informação sobre o produto e sobre os pagamentos disponíveis – que também se vão realizar via móvel.
A Ellectro foi fundada em 2014 e, segundo Diogo, devido ao facto de se terem apercebido de que as máquinas de venda automática não beneficiavam dos avanços tecnológicos. Por consequência, a Ellectro focou-se, desde o início, em soluções machine to machine no mercado de vending. O principal objetivo da Elecctro, confessa Diogo, é “apesar das necessidades únicas de cada operador, conseguir resolver os problemas de todos, todos os operadores”.
Veja também:
Episódio sobre a Elecctro na série da SIC Notícias "A Caminho para a Web Summit"
Perfil da Elecctro