Faber lidera ronda de investimento na norueguesa B’ZEOS. Startup quer trocar o plástico pelas algas.
por Gabriel Lagoa | 27 de Novembro, 2024
A empresa tem como objetivo substituir embalagens de plástico de origem fóssil, por soluções alternativas sustentáveis produzidas a partir de algas marinhas.
A Faber, empresa de capital de risco portuguesa especializada em investir em startups de deeptech, liderou uma ronda de investimento seed na B’ZEOS, que desenvolve embalagens sustentáveis a partir de algas marinhas. A operação contou também com a participação da ICIG Ventures e elevou o financiamento total da empresa para mais de 5 milhões de euros.
A B’ZEOS utiliza algas marinhas como matéria-prima para criar embalagens que substituem o plástico de origem fóssil. A empresa vai expandir as operações para Portugal, onde planeia estabelecer parcerias com universidades, institutos de investigação e fornecedores locais de algas.
Estes organismos têm um rápido ritmo de crescimento, não necessitam de terra ou água doce, e não libertam microplásticos, tornando-as uma matéria-prima ideal para embalagens sustentáveis.
“A procura por soluções de embalagens sustentáveis está a crescer rapidamente e estamos entusiasmados por apoiar a B’ZEOS na sua missão de transformar a indústria em escala. Este investimento reflete o nosso compromisso de investir em soluções inovadoras com ligação ao oceano que podem impulsionar mudanças ambientais positivas e redefinir setores para um futuro sustentável”, afirma Rita Sousa, Partner da Faber, em comunicado.
A startup prevê contratar entre dois a três profissionais em Portugal nos próximos dois anos, nas áreas Administrativa, I&D e Compliance Regulatória. Guy Maurice, fundador da B’ZEOS, destaca que “estamos orgulhosos de expandir as nossas operações para Portugal, um país estratégico com recursos humanos altamente qualificados e uma posição de destaque na economia azul”.
A tecnologia desenvolvida pela B’ZEOS permite criar embalagens compostáveis compatíveis com as linhas de produção existentes na indústria. A empresa direciona as suas soluções para os setores alimentar, cosmético e farmacêutico.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.