Estudantes desenvolvem ferramenta digital para “revitalizar” comércio local de Lisboa
por Gabriel Lagoa | 16 de Abril, 2025
Equipa Five Finance Guys conquistou o primeiro lugar na JBC Case Competition 2025, uma maratona de 24 horas que reuniu mais de 120 estudantes para criar soluções inovadoras para o comércio de proximidade.
A ISEG Junior Business Consulting organizou a primeira edição da JBC Case Competition durante o mês passado em Lisboa. O evento, realizado nos dias 14, 15 e 16 de março, desafiou estudantes universitários a desenvolver uma ferramenta digital de autodiagnóstico para os negócios locais da capital portuguesa.
A competição, promovida em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa através da Direção Municipal de Economia e Inovação, reuniu mais de 120 participantes de diversas faculdades da Área Metropolitana de Lisboa. Durante 24 horas consecutivas, as equipas trabalharam na criação de uma plataforma que permite aos comerciantes locais identificar áreas de melhoria nos seus negócios.
Um diagnóstico digital para os lojistas?
De acordo com os organizadores, o objetivo principal da ferramenta é promover maior resiliência e competitividade entre os comerciantes de Lisboa. A solução proporciona aos lojistas uma avaliação clara do estado atual dos seus negócios e indica caminhos para futuras melhorias, contribuindo para um tecido comercial mais forte na cidade, defende a ISEG Junior Business Consulting.
“Os Five Finance Guys conquistaram o primeiro lugar, destacando-se pela sua abordagem inovadora, estratégica e altamente viável, ao apresentar uma solução digital com grande potencial de impacto para os comerciantes de Lisboa”, avança a júnior empresa em comunicado.
Como prémio, os estudantes terão a oportunidade de colaborar diretamente com a Câmara Municipal de Lisboa na implementação da plataforma desenvolvida durante a competição.
Ideias que poderão ter um impacto direto no comércio local
Manuel Pereira, membro da equipa vencedora, afirmou: “O JBC Case Challenge foi uma experiência bastante enriquecedora, onde pudemos desenvolver ideias que poderão ter um impacto direto no comércio local”.
O segundo lugar foi atribuído à equipa ZEEs, enquanto a Frente Social ficou em terceiro. As equipas foram compostas por cinco estudantes universitários, que contaram com o apoio e mentoria de especialistas e representantes das empresas patrocinadoras ao longo da maratona.
A competição, que decorreu no formato de hackathon universitária, exigiu que os participantes aplicassem conhecimentos teóricos em cenários reais, com foco na transformação digital dos comerciantes lisboetas. O evento contou com o apoio de várias empresas, incluindo SONAE Sierra, Delta e Aegon Santander.
Trabalhar sobre um desafio ligado ao comércio local permitiu-nos explorar soluções com impacto e relevância social
Rita Neves, também da equipa Five Finance Guys, destacou que participar na competição “foi uma oportunidade única de aplicar os nossos conhecimentos num contexto real e exigente. Trabalhar sobre um desafio ligado ao comércio local permitiu-nos explorar soluções com impacto e relevância social”.
Esta iniciativa integra-se nos projetos Future of Work e Economia de Proximidade da autarquia de Lisboa, que visa revitalizar o comércio local e fortalecer a economia de proximidade.
Os organizadores já anunciaram a intenção de realizar uma próxima edição do evento, reforçando o compromisso em impulsionar o empreendedorismo e a digitalização dos negócios locais.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.