Está a nascer uma rival europeia da Space X
por Marta Amaral | 27 de Outubro, 2025
A Airbus, a Leonardo e a Thales chegaram a acordo para fundir as suas divisões espaciais e criar uma única empresa tecnológica europeia capaz de rivalizar com a SpaceX, de Elon Musk.
O novo grupo, ainda sem nome, deverá gerar receitas anuais de cerca de 6,5 mil milhões de euros (5,6 mil milhões de libras). A estrutura acionista ficará dividida entre a Airbus (35%), e a Leonardo e a Thales (32,5% cada).
Trata-se de uma das maiores alianças do setor na Europa, reunindo atividades de fabrico de satélites, sistemas espaciais, componentes e serviços, provenientes dos principais fabricantes aeroespaciais e de defesa do continente.
Num comunicado conjunto citado pelo The Guardian, Guillaume Faury, diretor executivo da Airbus, Roberto Cingolani, CEO da Leonardo, e Patrice Caine, CEO da Thales, afirmaram que a nova empresa representa “um marco decisivo para a indústria espacial...
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.
Regista-te gratuitamente para continuares a ler