Voltar | Tecnologia

Está a chegar ao Porto uma experiência sonora imersiva

por The Next Big Idea | 13 de Maio, 2022

O evento SUB_BAR Experience quer que sintamos o som de uma outra forma.

O SUB_BAR Experience, a ter lugar no Porto no próximo dia 5 de junho, foi concebido sobretudo a pensar nas pessoas com surdez ou com deficiência auditiva. Mas isso não quer dizer que os seus familiares e amigos sem quaisquer limitações ou dificuldades de escuta fiquem de fora. Aqui, o som não é só música para os ouvidos: é para igualar as diferenças de todos num denominador comum.

O evento decorre no M.Ou.Co, espaço multicultural que também é um hotel, e conta com ajuda da ciência acústica e uma pitada de arte técnica da Eufonia Sound / Art + Science. A proposta é que se viva esta viagem imersiva sonora numa de três sessões programadas (16:00, 18:00 e 20:00) para o dia.

“Queremos que as pessoas sintam a música de uma maneira diferente, inovadora, e de uma forma que as aproxime”, explica Sofia Miró, responsável pela programação cultural do M.Ou.Co, que diz não ter duvidas de que o SUB_BAR Experience será uma “experiência sonora e musical imersiva que ativará todo o corpo”.

Segundo os responsáveis pelo evento, foi feito um convite a “artistas auditivos, deficientes auditivos e surdos” para que criassem “obras originais utilizando apenas subfrequências, mais especificamente, frequências entre 30hz e 150hz”. O intuito? “Espevitar os sentidos e despertar a curiosidade de todos os que abraçam a experiência”, salientam em comunicado.

Byetone, Deaf Rave, DJ Troi Lee e a especialista em subfrequências Stefanie Egedy, a par de outros artistas internacionais e portugueses das áreas do som, são apenas alguns dos nomes que se associaram ao projeto.

SOBRE O M.Ou.Co.:

M.Ou.Co é o acrónimo de Música e Outras Coisas. Localizado no coração da cidade Invicta, mais precisamente na zona do Bonfim, este é o primeiro hotel do País com um conceito multidisciplinar e assumidamente dirigido para o mundo musical. Com 41 estúdios e 21 quartos (repletos de evocações artísticas), restaurante, bar, piscina, esplanada e jardins, o complexo ocupa um total de cerca de cinco mil metros quadrados. Para dar expressão máxima àquele que é o seu claim – “Stay. Listen. Play” -, dispõe de uma sala de concertos, três salas de ensaios, uma musicoteca, um espaço de saúde e bem-estar do músico. O espaço aposta numa programação própria e também é amigo dos animais de companhia.