ESI Robotics recebe mais de 900 mil euros para digitalizar empresas do setor automóvel
por The Next Big Idea | 14 de Fevereiro, 2024
A ESI Robotics, empresa portuguesa líder em soluções de robótica avançada, acaba de receber um financiamento no valor de 901,58 mil euros para digitalizar empresas do setor automóvel no âmbito do projeto “DIH 4 Global Automotive” e ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com um financiamento total de 4.55 milhões de euros, o projeto “DIH 4 Global Automotive” é uma iniciativa que pretende assumir-se como o polo de inovação digital do setor automóvel, sendo que vai focar-se no desenvolvimento de conceitos, produtos e componentes inovadores para o carro do futuro. O DIH 4 Global Automotive tem por objetivo apoiar as PME para alavancar a transformação digital da cadeia de valor ao nível do produto e do processo, posicionando empresas e startups no futuro da mobilidade.
Neste contexto, a ESI Robotics vai partilhar o seu know-how na recolha e análise de dados provenientes do chão de fábrica, para apoiar as empresas no sentido de digitalizar e otimizar os seus processos industriais. A empresa irá ainda implementar assistentes virtuais para apoiar a produção industrial e melhorar as atividades no chão de fábrica.
Adicionalmente, a empresa portuguesa vai também fortalecer a segurança na digitalização das redes industriais. Desta forma, o foco no desempenho e monitorização de redes de comunicação seguras na indústria contribuirá para um ambiente de produção mais resiliente e seguro.
“A ESI Robotics está orgulhosa por se juntar a este projeto que tem por objetivo promover mudanças nos processos de produção do setor automóvel associados à Indústria 4.0 e à Fábrica do Futuro”, afirma Gil Sousa, cofundador da empresa, acrescentando que “a participação da ESI Robotics neste projeto reafirma o seu compromisso com a inovação e a liderança na revolução digital da indústria e que comprova que a empresa é uma peça fundamental na revolução digital no setor automóvel em particular”.
Liderado pela Mobinov – Associação do Cluster Automóvel de Portugal –, o consórcio integra um total de nove empresas e entidades do sistema científico, entre as quais a ESI Robotics, a Continental Advanced Antenna, a Matching Ventures (coordena a unidade do acesso ao financiamento) e a proGrow (fornecedora de serviços na área tecnológica). O DIH 4 Global Automotive integra ainda uma incubadora de empresas da Figueira da Foz (IEFF) e entidades como o CEiiA, o Instituto Superior Técnico, e o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência).
O projeto culmina em setembro de 2025 e assenta em cinco pilares: testar antes de investir; qualificar e formar as empresas com competências digitais; apoiar na procura de financiamento para investimento; atuar como facilitador na adoção de novas soluções; e prestar apoio a startups para fomentar o ecossistema de empreendedorismo.