Voltar | Aceleradoras

Empreendedorismo feminino: Estados Unidos investem em talento português

por The Next Big Idea | 4 de Junho, 2022

Está de volta o programa Academy for Women Entrepreneurs – AWE que visa apoiar as mulheres portuguesas no desenvolvimento das suas ideias empreendedoras.

Depois de uma primeira edição com mais de 400 candidaturas, com um financiamento total de 30 mil dólares, o objetivo desta edição é reunir mais projetos, de diversas áreas, e aumentar o investimento em talento feminino nacional. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas até 22 de junho.

A iniciativa é dinamizada pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, em parceria com a Drive Impact e o Impact Hub Lisbon. A embaixada americana em Lisboa acredita que esta edição reunirá mais projetos e o mercado português “atrairá mais atenção internacional”. Surge também uma nova categoria, o “prémio networking”, que dará acesso a algumas participantes de desenvolverem ações de networking nos EUA com empreendedoras e parceiros locais.

O anúncio foi feito após se ficar a saber que Portugal ocupa o sexto país do mundo com mais mulheres empresárias, segundo o Índice Mastercard de Mulheres Empreendedoras.

“As mulheres têm uma natureza geradora e multiplicadora. Sabemos que quando são empoderadas economicamente, reinvestem nas suas famílias e nas comunidades onde estão. Os estudos dizem-nos que em Portugal foram gerados 25 000 empregos e registadas mais de 2 000 startups em 2021. É um mercado altamente aliciante, que atrairá mais atenção internacional”, afirma Penny Rechkemmer, conselheira para a Diplomacia Pública na Embaixada dos EUA. “Através da AWE, queremos apoiar ainda mais projetos de empreendedorismo feminino em Portugal, contribuindo para a geração e multiplicação de oportunidades”.

Os sectores da moda e da sustentabilidade estiveram em destaque na primeira edição da AWE, com dois dos três projetos vencedores a receberem um prémio de 20 000 dólares.

“Este ano, surge uma novidade no programa: um prémio de networking nos Estados Unidos. A connect2global comparticipa com a oportunidade a alguns projetos selecionados de poderem viajar para os EUA para desenvolverem ações de networking com empreendedoras e parceiros locais” afirma Catarina Miguel Martins, diretora da Drive Impact, entidade implementadora do programa.

Este programa prevê ainda formação online, em sessões síncronas com a plataforma Dreambuilder (disponibilizada pela Arizona State University, Thrunderbird School of Global Management), com construção do plano de negócios, mentorias especializadas e talks inspiracionais e técnicas.

O anúncio dos projetos vencedores apoiados com investimento financeiro da Embaixada dos EUA está marcado para dezembro de 2022, numa cerimónia que inclui a apresentação ao vivo das empreendedoras participantes

Quem foram os vencedores de 2021

1º prémio: Béhen é um estúdio de moda que promove e recupera o artesanato português e apoia mulheres bordadeiras.

2º prémio: Muka é uma startup de queijos 100% vegetais, feitos com frutos secos biológicos vendidos através de comércio justo.

3º prémio: R-Coat é uma marca de moda circular que transforma guarda-chuvas partidos em roupas e acessórios. Até hoje, já salvou mais de 1500 guarda-chuvas.

Menção honrosa: Re.store ajuda causas sociais através da venda de produtos produzidos com desperdícios têxteis.

Menção honrosa: Clementine produz produtos menstruais amigos do ambiente entregues em casa, todos os meses.