Em 2022 já foram vendidos mais de 51 mil produtos tecnológicos em segunda mão
por The Next Big Idea | 22 de Abril, 2022

Face aos primeiros três meses de 2021, houve um crescimento de 20% na compra de produtos tecnológicos em segunda mão.
De janeiro a março de 2022, a compra de mais de 51 mil produtos tecnológicos em segunda mão como computadores, tablets, iPads e telemóveis, permitiu uma poupança de mais de 213 milhões de árvores, mais de 146 milhões de litros de água e evitou a circulação de mais de 707 mil carros. Os dados foram divulgados pela Cash Converters, multinacional que atua no mercado de compra e venda de produtos em segunda mão.
Segundo dados da empresa, os portugueses e os espanhóis que optaram por comprar produtos tecnológicos usados ou recondicionados em vez de novos contribuíram para uma redução de mais de 4 mil toneladas de emissões de dióxido carbono para a atmosfera, o que representa um aumento da poupança ambiental na ordem dos 23% face ao mesmo período de 2021.
“Em 2021 conseguimos converter mais de 195 mil artigos tecnológicos, o que foi um número bastante positivo. Analisando os resultados dos primeiros meses de 2022, através dos quais verificamos aumentos na ordem dos 20% relativamente ao mesmo período do ano anterior, vemos como cada vez mais portugueses se unem ao Movimento Converters e dão uma oportunidade aos produtos em segunda mão. Esta é uma prova de que a nossa missão de promover hábitos de consumo mais inteligentes e conscientes tem sido bem-sucedida e que estamos realmente a levar o consumidor a ter um impacto real no ambiente”, afirma Paulo Freitas, representante da Cash Converters em Portugal.
De acordo com dados da multinacional, em 2021, mais de 327 mil portugueses e espanhóis escolheram em segunda mão, tendo comprado mais de 2 milhões produtos nas lojas Cash Converters de todas as categorias. A empresa tem vindo ainda a apostar na reciclagem de produtos eletrónicos em fim de vida e, neste momento, conta já com cerca de 33 pontos verdes espalhados por toda a rede de lojas entre Portugal e Espanha onde podem ser depositados produtos usados como computadores, rádios e telemóveis.
O #MovimentoConverters – reposicionamento da Cash Converters lançado no segundo semestre de 2021- apela à mudança para hábitos de consumo inteligente e consciente e defende que a segunda mão é a opção mais sustentável.