É tudo uma questão de tempo. Com a Timely, as empresas podem aproveitar todos os segundos
O trava-línguas diz que o tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. Um dia, Mathias Mikkelsen, norueguês que trabalhava numa empresa de design, percebeu precisamente que tinha de monitorizar o tempo que levava a desenvolver as suas tarefas na empresa. Contudo, depressa viu que isso era algo que lhe levaria, precisamente, tempo. Por isso, pensou num mecanismo que pudesse ajudar nesta tarefa.
Anda Somodea, Digital Marketing Manager da Memory, empresa fundada por Mikkelsen, explica o processo. “Ele percebeu que isto seria um trabalho administrativo chato, que ninguém gosta de fazer, e então decidiu que tinha que haver uma maneira melhor de chegar lá”. Desde então, o conceito da Memory evoluiu e criou-se a Timely, a primeira ferramenta que permite monitorizar o tempo de forma automática, de forma a “ajudar as empresas a gerirem o seu tempo de um modo mais eficaz”.
Para tudo funcionar, existem dois componentes que “fazem magia”: o localizador Memory e a rede Memory AI. “O localizador Memory regista tudo o que se faz no computador enquanto se trabalha. A ferramenta pode ver quais os emails enviados, quais os sites visitados, em que documentos se trabalha e em que reuniões se participa”, começa por referir Anda Somodea. “E ainda pode incluir dados de localização por GPS e chamadas por telemóvel. Todos os dados são depois exibidos numa linda linha de tempo segura e privada a que só o utilizador pode aceder”. Por sua vez, a rede Memory AI analisa todos os dados da linha de tempo, “sugerindo inteligentemente entradas de tempo para explicar o que se fez. O utilizador só precisa de rever e aprovar essas sugestões para torná-las públicas. O algoritmo aprende a partir de cada edição o que a pessoa faz, pelo que dentro de algumas semanas é possível confiar na Timely para criar horários altamente precisos sem nenhuma entrada manual ou correção”.
Tendo por base Inteligência Artificial Sofisticada, este produto pode tornar-se essencial no setor dos serviços e é atualmente usado por mais de 4 mil empresas, em 160 países. Esta solução permite poupar tempo que as empresas desperdiçam diariamente na monitorização das suas atividades, ao gravar automaticamente todo o trabalho desenvolvido pelos funcionários e ao criar horários precisos, feitos à medida de cada pessoa.
Agora, para poder continuar o trabalho desenvolvido, a startup Memory angariou 5 milhões de dólares, numa ronda de investimento liderada pela Concentric e Investinor, com a participação do atual investidor SNÖ Ventures. Este é um aumento substancial face ao 1 milhão de dólares de investimento que a empresa tinha angariado em 2016. Com isto, o progresso começa a desenhar-se. “Queremos trabalhar no aperfeiçoamento da Timely e duplicar os funcionários da Memory, ao contratar mais de 30 funcionários nos próximos meses”, especifica Anda Samodea.
Para o fundador da startup, o essencial é que cada pessoa consiga aproveitar melhor o tempo que tem. “É imperativo resolver todos os problemas que limitam o nosso tempo. Se a Memory conseguir criar ferramentas que podem dar uma 25.ª hora às pessoas todos os dias, todos nós teremos percorrido um longo caminho para alcançar isso. Mas se pudermos usar essas ferramentas para mostrar ativamente às pessoas como conseguir fazer mais com esse tempo, estamos a dar-lhes um poder sem precedentes, na forma como controlam de facto o próprio valor do tempo.”