E se o Walmart estiver a fazer um caminho para crescer como a Amazon?
O Walmart vai lançar, na segunda metade de 2018, um novo serviço. A ideia é começar a vender ereaders, ebooks e audiolivros. O anúncio foi feito a 25 de janeiro, em Tóquio.
O grupo anunciou também um acordo com um dos líderes de comércio eletrónico, a Rakuten, que dá acesso, aos clientes norte-americanos, aos seis milhões de ebooks e audiolivros da Rakuten Kobo, de mais de 30 mil editores. O que também significa o acesso da Walmart ao mercado de livros eletrónicos, dominado pela Amazon, responsável por cerca de 83% de todas as vendas de ebooks nos Estados Unidos. Por sua vez a Kobo tem apenas 0,3% no mercado americano.
Os clientes podem aceder aos livros através de uma aplicação conjunta Walmart-Kobo, disponível para smartphones, computadores e readers da Kobo.
“Estamos realmente ansiosos para aumentar o nosso público com esta parceria”, referiu Michael Tamblyn, CEO da Rakuten Kobo, ao Business Insider.
Scott Hilton, chief revenue da Walmart, referiu que “a oferta de ebooks e audiolivros será totalmente integrada na experiência de compras online do Walmart e os clientes terão acesso tanto a estas versões [digitais] como ao livro físico”.
Além do negócio dos ebooks e ereaders, o Walmart e a Rakuten têm ainda um outro serviço em vias de arrancar no Japão: um serviço de entregas de produtos frescos.
Está previsto que, na segunda metade do ano, seja implementado este serviço que irá entregar, por exemplo, vegetais cortados, refeições parcialmente preparadas ou até produtos gourmet locais, em parceria com a Seiyu.