Do sistema imunitário à democracia: quem são os vencedores dos Prémios Nobel de 2025
por Gabriel Lagoa | 10 de Outubro, 2025
Dos mecanismos que mantêm o corpo em equilíbrio às estruturas que capturam carbono e à defesa pacífica da democracia, os Nobel de 2025 distinguiram avanços que ligam ciência e sociedade.
Células que impedem o sistema imunitário de atacar o próprio corpo, materiais porosos que captam dióxido de carbono do ar, circuitos elétricos onde a mecânica quântica se torna visível à escala humana e uma líder da oposição venezuelana que mobilizou milhões pela democracia. Estas foram algumas das descobertas e ações que valeram Prémios Nobel em 2025, anunciados entre 6 e 10 de outubro pela Academia Sueca e pelo Comité Nobel Norueguês.
Medicina: como o corpo evita atacar-se a si próprio
O Prémio Nobel da Medicina foi para Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi, pelos trabalhos sobre a tolerância imunitária periférica. Em 1995, Sakaguchi nadou contra a corrente científica da época ao descobrir uma classe de células imunitárias até então...
Regista-te gratuitamente para continuares a ler
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.