Depois do Youtube, Instagram testa nova forma de ver anúncios
por Gabriel Lagoa | 6 de Junho, 2024
Instagram confirma que está a testar uma nova funcionalidade relacionada com a forma de ver anúncios na aplicação. Na prática, pode ter de esperar pelo fim do anúncio antes de continuar a navegar.
Chamam-se “ad breaks” e já são uma dor de cabeça para alguns utilizadores. O Instagram está a experimentar uma nova funcionalidade que, à semelhança do YouTube, faz com que tenha de esperar alguns segundos até que possa “saltar” um anúncio.
Por enquanto, a funcionalidade ainda está em fase de testes, mas nas redes sociais surgem já relatos de utilizadores que se queixam de “ser forçados” a ver publicidade sem poderem navegar livremente pela aplicação.
Na prática, aparece um botão, nas stories ou no feed, com um número em contagem decrescente, onde se pode ler “ad breaks” e, ao lado, um ícone para saber mais sobre esta nova funcionalidade. De acordo com os relatos nas redes sociais, quem carrega neste ícone pode ler a mensagem: “Os ad breaks são uma nova forma de ver anúncios no Instagram. Às vezes, talvez precises de ver um anúncio antes de continuares a navegar.”
Ao The Verge, um porta-voz do Instagram confirma que a nova funcionalidade está a ser testada e que a aplicação deverá “fornecer mais atualizações caso este teste resulte em quaisquer alterações formais ao produto”.
Resta agora saber se a Meta, que detém o Instagram, Facebook e WhatsApp, vai alargar os testes dos “ad breaks” a outras redes sociais ou se vai desistir da ideia com base nas reações negativas de alguns utilizadores.
Porquê esta decisão agora?
Os “ad breaks” parecem ser uma tendência em crescimento e o Instagram não é a única plataforma a fazê-lo. Nos últimos tempos, vários serviços de streaming anunciaram novos planos de pagamento mais baratos com anúncios.
É o caso da SkyShowtime, que desde abril deste ano tem disponível um plano a um preço reduzido, mas que inclui publicidade. Se quiser evitar os anúncios, tem de optar por um plano premium.
Também a Netflix já admitiu que, com base no “bom desempenho” em Espanha e Itália, a chegada do plano com anúncios a Portugal parece ser “encaixe natural”, como explica ao Observador Eunice Kim, Chief Product Officer da Netflix. A responsável acrescenta, no entanto, que a verificar-se um possível lançamento, não será já.
Esta nova tendência de exibir anúncios chegou também à televisão por cabo, com a Meo e a Nos a inserirem nas gravações automáticas publicidade de 30 segundos.
Porque surgiu esta funcionalidade? A Meta tem na publicidade a maior parte das suas receitas. Mas, recentemente, a personalização dos anúncios das suas redes sociais têm enfrentado alguns desafios com regras de privacidade mais rígidas. São exemplos disso, a aplicação da legislação RGPD da UE, as novas definições de privacidade do iOS na Apple, ou mesmo a decisão da Google de, a curto-médio prazo acabar com os chamados 3rd party cookies (são os dados de navegação dos utilizadores que depois são partilhados com terceiros).
No caso do Instagram, estes eventos significam que, quando um determinado anunciante investe em publicidade na plataforma, esta já não lhe consegue dar a mesma garantia de personalização, ou seja, que consegue fazer chegar a sua mensagem, o seu produto ao público-alvo.
Os “ad breaks” podem, assim, ser uma forma de “dar a volta” a esta limitação, fazendo com que o utilizador veja um anúncio durante mais tempo, mesmo que este não seja do seu interesse.
Para já, isto parece ser só um teste que a Meta está a realizar na plataforma, com um modelo que iria impactar a experiência do utilizador, mas que lhe podia trazer receitas adicionais.
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