Demium transforma Programa de Aceleração – e quer investir
por The Next Big Idea | 18 de Novembro, 2022
Planos da empresa espanhola passam por investir e apostar em 10 a 12 startups por ano.
A Demium, empresa espanhola de investimento, anunciou esta semana que redefiniu a estrutura do seu Programa de Aceleração. A sua missão permanece inalterada, mas a forma como vai apoiar as startups vai mudar.
Na prática, a mudança mais significativa deste programa, lançado há praticamente um ano, passa por este deixar ser ser uma iniciativa pontual e a funcionar por edições para passar a operar o ano inteiro. Ou seja, a partir de agora, as startups podem apresentar a sua candidatura aos apoios a qualquer momento.
Em comunicado, a Demium fez saber que para mostrar compromisso com esta alteração de funcionamento, “melhorou as condições das quais as empresas podem beneficiar”. Neste sentido, “as empresas que forem aceites terão acesso a um período de pré-aceleração em que receberão ajuda para preparar o seu projeto para apresentar à comissão de investimento da Demium Capital”, enfatiza a nota. Uma vez terminado este passo, é esclarecido que receberão 150.000€ de investimento direto (o valor anterior era de 25.000€).
No entanto, a este montante poderão ser adicionados 350 mil euros adicionais. “Durante o programa de seis meses, terão acesso a uma equipa de especialistas e mentores cujo objetivo será ajudar a startup a evoluir, multiplicar o seu valor e preparar a próxima ronda de investimento, na qual a Demium Capital poderá ajudar com 350 mil euros adicionais, juntamente com o investimento de outros VCs e investimento público que a startup conseguir captar”, explica Ignacio Parada, diretor do Programa de Aceleração da Demium.
Quem se pode candidatar?
- Qualquer empresa, desde que oriunda da Europa, e que já tenha ou venha a ter sede em Portugal ou Espanha. A razão é simples: é nestes países que será desenvolvido o Programa de Aceleração.
- Mais: serão valorizadas as startups que “já tenham concluído uma ronda de investimento pre-seed e que contem com o apoio de business angels ou VCs”.
Quais são os critérios para concorrer?
- Segundo a nota, o programa “destina-se a startups já estabelecidas que contem com uma forte equipa de cofundadores e uma proposta de valor disruptiva, baseada numa solução tecnológica já em funcionamento e com as primeiras métricas disponíveis”.
- Paralelamente, as startups selecionadas “devem demonstrar a sua capacidade de tração para receber entre 1 a 2 milhões de euros de investimento adicional (público ou privado) nos 24 meses seguintes da entrada da Demium Capital”.
Com este novo modelo de aceleração único, a Demium Capital pretende investir em entre 10 a 12 startups por ano.