Voltar | Saúde

Delox: spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa levanta 750 mil euros

por The Next Big Idea | 19 de Maio, 2022

Equipa Delox (esq. para dr.): Prof. Fernando Antunes, Prof. João Silva, e Fadhil Musa.

A Delox desenvolveu um novo sistema de bio-descontaminação capaz de eliminar 99,9999% de todos os microrganismos das superfícies de equipamentos de laboratório e espaços de trabalho.

A Bionova Capital, uma sociedade portuguesa de capital de risco especializada na área da saúde, anunciou que a sua participada Delox levantou uma nova ronda de investimento no valor de 750.000 euros, elevando o total de capital angariado para mais de 1,3 milhões de euros.

Esta ronda contou com o apoio dos dois investidores existentes Bionova Capital e Caixa Capital, além de dois novos investidores, a Kiilto Ventures da Finlândia e um business angel português. Esta ronda vem na sequência de um período de investimento e acompanhamento próximo por parte da Bionova Capital que, juntamente com a Caixa Capital, foram os primeiros a investir na Delox em 2018.

A Delox é uma spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que desenvolveu um novo sistema de bio-descontaminação capaz de eliminar 99,9999% de todos os microrganismos das superfícies de equipamentos de laboratório e espaços de trabalho, incluindo bactérias e vírus.

“Estamos a lançar este novo produto para responder a uma necessidade do mercado por um sistema eficaz e económico para bio-descontaminação de equipamentos de laboratório. Realizámos vários estudos piloto nos EUA e na Europa, tendo a eficácia e ajustamento do nosso produto às necessidades do mercado sido confirmada. Este novo financiamento também vai permitir-nos certificar este produto e desenvolver produtos adicionais para clientes na indústria hospitalar e farmacêutica”, disse Fadhil Musa, CEO, Delox.

A Bionova Capital fez o investimento pre-seed inicial que permitiu à Delox estabelecer-se em 2018. “Quando primeiro reunimos com os fundadores, eles estavam à procura do primeiro financiamento para poderem estabelecer a empresa. Desde então, temos trabalhado em estreita colaboração para os ajudar a trazer a sua tecnologia inovadora até ao mercado. Estamos, por isso, muito satisfeitos por testemunhar o lançamento deste produto inovador no mercado global”, disse Peter Villax, Chairman, Bionova Capital.

“A Delox é outro bom exemplo do nosso papel na criação de startups de saúde por toda a Europa. A Bionova Capital ajudou no desenvolvimento deste complexo produto, que combina química com engenharia, assim como no recrutamento do Chairman e do Conselho Consultivo da empresa”, disse Ricardo Perdigão Henriques, CEO, Bionova Capital.

“Inicialmente uma spin-off de uma universidade em Portugal, a Delox está agora a expandir-se e a lançar um produto inovador no mercado global de bio-descontaminação. Estamos muito satisfeitos por continuar a apoiar a empresa nesta sua trajetória de crescimento”.

Sobre a Delox:

A Delox é uma spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fundada em 2018, após o desenvolvimento de uma nova formulação sólida de peróxido de hidrogénio. Esta nova formulação patenteada pela Delox tem sido a base para o desenvolvimento de novos dispositivos de bio-descontaminação eficazes, acessíveis e compactos para a indústria hospitalar e farmacêutica.

Sobre a Bionova Capital:

A Bionova Capital é um investidor europeu especializado na área da saúde. Fundada em 2015, esta sociedade de capital de risco gere atualmente um portefólio de seis empresas, três sediadas em Portugal, duas no Reino Unido e uma em Espanha. A Bionova Capital investe por toda a Europa em empresas na fase seed que estejam a desenvolver novos produtos terapêuticos, dispositivos médicos ou produtos de saúde digital.