Defined.ai lidera consórcio de inteligência artificial com fundos do PRR
por The Next Big Idea | 20 de Setembro, 2022
O consórcio representa um investimento de 34,5 milhões de euros.
A Defined.ai vai liderar o consórcio Accelerat.ai, um projeto que integra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que visa facilitar o desenvolvimento de aplicações de IA fiáveis e a utilização de dados recolhidos de forma ética em língua portuguesa de Portugal.
Da Accelerat.ai, fazem ainda parte a Devscope, NOS, Instituto Superior Técnico de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FC.Id e INESC-Id e empresas como a IBM, Microsoft, Axians, Talkdesk e KPMG juntam-se com potenciais parceiros e/ou conselheiros.
O consórcio representa um investimento de 34,5 milhões de euros que se destinam a acelerar a transformação digital dos setores público e privado de Portugal. Na lista de clientes interessados, segundo informação divulga aos media pela Defined.ai, estão a Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco e Santander (no setor da banca), SPMS e SNS (no Ministério da Saúde), AMA (Transformação Digital), Ministério da Segurança Social, EDP e Galp (nos setores da eletricidade e gás), a NOS, e ainda a Worten e a seguradora Fidelidade.
O projeto, nascido no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, liderado pelo IAPMEI, é também o primeiro de muitos projetos do Centro de Excelência em IA de Portugal. “Este novo consórcio tem uma missão muito clara: desenvolver programas de IA de língua portuguesa europeia, algo que, até à data, ainda não tem sido abordado de forma eficiente no campo da IA Conversacional, especialmente no setor público e domínios específicos da indústria”, refere Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai,
“Se um programador quiser usar interfaces de voz no mercado português, vê-se na obrigação de usar modelos genéricos com bastante margem de erro em inglês ou português do Brasil, não sendo este o idioma preferencial dos portugueses. Colmatar esta lacuna é um dos principais objetivos deste consórcio que agora anunciamos”, acrescenta.
O novo consórcio propõe-se criar 44 novos postos de trabalho qualificado em Portugal, e contará ainda com o contributo de milhares de portugueses que, em regime crowd-source, criam os dados para o desenvolvimento desta tecnologia.
O novo consórcio irá desenvolver uma tecnologia exclusiva que com objetivo de expansão para outros mercados da UE, e que permitirá otimizar o atendimento ao cliente nos setores público e privado através de assistentes virtuais emparelhados com centros de contacto como um serviço em português europeu. Com estas melhorias, a estimativa dos promotores é que será possível reduzir os custos alocados ao automatizar 80% das resoluções de apoio ao cliente.
Algumas das aplicações terão avatares de voz e vídeo que falarão com as pessoas, tornando possível encomendar comida por voz sem tirar os olhos do jogo de futebol
A Accelerat.ai dará aos clientes acesso à tecnologia de IA mais recente de uma forma independente do fornecedor de cloud, infraestrutura ou tecnologia.
Os clientes poderão escolher a tecnologia que querem usar, seja modelo completo de IA conversacional, componente de reconhecimento de voz (ASR), componente de processamento de linguagem natural (NLP) ou resposta de texto para voz (TTS) dependendo do que melhor se enquadra no seu serviço. O modelo de negócio será baseado, segundo a Defined.ai, em subscrições flexíveis e fáceis de configurar.
“Algumas das aplicações terão avatares de voz e vídeo que falarão com as pessoas, tornando possível encomendar comida por voz sem tirar os olhos do jogo de futebol ou confirmar a receção do cheque família e transferi-lo para a conta poupança enquanto se conduz” adianta Daniela Braga.
O atendimento ao cliente estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e com a promesse de “um custo extraordinariamente mais reduzido”.