Voltar | Startup Life

De fundos de Investimento a drag queens: alguns momentos que marcaram o segundo dia da Web Summit

por | 4 de Dezembro, 2020

De fundos de Investimento a drag queens: alguns momentos que marcaram o segundo dia da Web Summit
  • Ainda antes do início do evento, já a organização anunciava um novo destino para 2021: Tóquio. Isto não significa que o evento vai deixar de se realizar em Lisboa no próximo ano, mas antes que haverá duas conferências, sendo o objetivo passar a estar presente em quatro continentes. A realização em África e no Médio Oriente está prevista para 2023.

 

  • A título de curiosidade, Paddy Cosgrave, fundador e CEO da Web Summit, partilhou no twitter alguns números relativos à conferência deste ano. Alguns participantes passaram cerca de 60 horas na web app (app para o computador) desde que esta foi lançada, enquanto um utilizador específico fez quase 200 mingles, passando cerca de 13 horas e 20 minutos a utilizar a funcionalidade. Mingle é uma ferramenta que permite encontros de 3 minutos com outros participantes, um de cada vez, de forma aleatória.

 

  • Às 12h00, na primeira e curta conversa do canal Central (Centre Channel), Ricardo Mourinho Félix, Presidente do Banco Europeu do Investimento, anunciava a criação de um fundo de 150 milhões de euros para ajudar a Europa no desenvolvimento da Inteligência Artificial e um investimento de 50 milhões de euros em três startups, uma delas portuguesa, a Bizay/360imprimir, conhecida como a primeira gráfica online e atualmente um marketplace para PMEs.

 

  • José Mourinho recebeu o prémio de Inovação no Desporto e explicou que apesar de já ter 20 anos de carreira é ainda muito novo em relação ao seu trabalho, pelo que conta trabalhar por mais 10 ou 15 anos.

 

  • No canal dedicado a Portugal, Marta Temido explicou que ainda é demasiado cedo para tirar qualquer aprendizagem desta pandemia.

 

  • Mike Schroepfer, o CTO do Facebook, quando questionado sobre o modelo de negócios baseado em anúncios da rede social, afirmou que não estão previstas alterações. "Há negócios pequenos que se tornaram verdadeiramente globais graças ao Facebook e se não tiverem as nossas ferramentas de publicidade vão ter muitos problemas para encontrar tanto negócio, ou seja, a nossa publicidade impacta a vida de muitas pessoas a nível global", disse, acrescentando que a alternativa à publicidade seria o Facebook ser pago, algo que ninguém quer. Atestou também que atualmente a Inteligência Artificial já permite detetar 94,5% do discurso de ódio ali publicado, tornando possível a sua moderação, mesmo que cada utilizador seja responsável pelo seu próprio conteúdo.

 

  • O Moonshot challenge, um concurso que procura ideias disruptivas que aliem dados de satélite e Inteligência Artificial e que permitam a deteção de plástico nos Oceanos, anunciou o projeto vencedor: SMART. Este projeto resulta de um consórcio entre o Instituto Técnico de Lisboa, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do Massachusetts Institute of Technology e o Instituto Hidrográfico, promovido pelo MIT Portugal.

 

  • Ao final do dia, as Drag Taste, criadoras do primeiro espetáculo interativo online, ensinaram a fazer sangria ao vivo, com direito a perguntas e respostas da audiência. Feita a sangria, as drag queens realizaram ainda uma pequena apresentação dos espetáculos que o grupo organiza. Com cerca de 300 pessoas a assistir, a caixa de comentários encheu-se de elogios, com muitos a afirmar que terá sido o melhor da Web Summit até agora.

 

  • Um olhar mais atento permitia reparar que do primeiro dia para o segundo foram realizadas ligeiras alterações ao site que permite assistir à conferência. Passou a ser mais fácil selecionar aquilo que se quer ver, facilitou-se a construção dum calendário pessoal e foram retirados os emojis tomate e não gosto nas reações instantâneas disponíveis. A bandeira de Portugal manteve-se.