Voltar | Tecnologia

Data centers. “Lisboa é parte da estratégia europeia”, diz CEO da AtlasEdge

por Gabriel Lagoa | 29 de Outubro, 2025

A AtlasEdge inaugurou o seu primeiro data center em Lisboa e garantiu um financiamento verde de 253 milhões de euros para expandir o campus de Carnaxide, que poderá atingir 30 megawatts de capacidade.

Há mais um data center em Portugal. Esta semana, a AtlasEdge, uma empresa de data centers com operações em 11 países, inaugurou o LIS001, o primeiro edifício de um campus que vai concentrar três estruturas em Carnaxide, Lisboa, e aproveitou a ocasião para anunciar um financiamento verde de 253 milhões de euros. A operação, que conta com o Banco Santander e o ING como coordenadores, vai financiar a construção dos edifícios LIS001 (63 milhões) e LIS002 (190 milhões), que em conjunto vão disponibilizar 21,1 MW de capacidade.

Para Tesh Durvasula, CEO da AtlasEdge, este é um dos financiamentos “mais sofisticados” do setor na Europa. “É diferente porque estamos a falar de uma visão para três edifícios num campus”, explica em entrevista. “Muitos dos financiamentos que se ouvem nesta indústria são para um único inquilino, um edifício, normalmente na América do Norte. Isto é único e é um...

Regista-te gratuitamente para continuares a ler

Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.