Projeto pioneiro de Inteligência Artificial promete acelerar a indústria portuguesa
por The Next Big Idea | 16 de Abril, 2024
Parceria entre a DareData Engineering e a Inductiva.AI apresenta soluções para acelerar o desenvolvimento de produtos e reduzir os gastos energéticos.
A DareData Engineering, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de projetos em Inteligência Artificial, e a Inductiva.AI, startup portuguesa que disponibiliza uma plataforma para empresas e engenheiros executarem simulações computacionais em larga escala em diversos sectores da indústria, anunciaram esta terça-feira uma parceria estratégica para a disponibilização de um pacote de Data Science Industrial.
Com esta solução inovadora, as empresas industriais portuguesas podem:
- Acelerar o desenvolvimento de novos produtos até 10 vezes;
- Otimizar custos;
- Obter uma poupança energética na ordem dos 3% e 5%;
- Reduzir drasticamente a probabilidade de erros na produção.
O Data Science Industrial é ideal para os seguintes setores:
- Indústria Pesada;
- Energias Renováveis;
- Metalmecânica;
- Aeronáutica;
- Mecânica e Moldes;
- Plásticos.
Como funciona o Data Science Industrial?
A solução combina a inteligência artificial da DareData Engineering com a capacidade de simulação computacional em larga escala da Inductiva.AI para gerar dados sintéticos (gerados por simulação computacional, sem necessidade de recolha de dados reais) que podem ser usados para treinar modelos de machine learning.
Benefícios do Data Science Industrial:
- Reduz o tempo e o custo do desenvolvimento de novos produtos;
- Melhora a qualidade dos produtos;
- Aumenta a eficiência da produção;
- Reduz o impacto ambiental.
Um passo natural para acelerar a economia
“Este é um passo natural para nós, na direção de responder às necessidades de todos os setores, inclusive daqueles que são mais tradicionais e que não têm, ainda, implantados sistemas de digitalização”, explica Nuno Brás, co-fundador e Partner da DareData Engineering.
“Estamos a falar de uma solução que potencia o uso de IA na prática, para levar muito mais rapidamente para o mercado produtos, ajudando a acelerar o negócio e, consequentemente, a própria economia”, acrescenta Luís Sarmento, CEO e co-fundador da Inductiva.AI.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.