Voltar | Educação

Como é que duas startups portuguesas estão a mudar a forma de aprender

por The Next Big Idea | 9 de Maio, 2022

A Luca e a Speak foram os dois projetos participaram no episódio mais recente do The Next Big Idea, onde falámos de inovação no setor educativo.

A pandemia mudou para sempre não só a forma como nos habituámos a trabalhar, mas também a aprender. Durante os sucessivos confinamentos, milhões de alunos no mundo inteiro foram obrigado a adaptar-se a aulas através do seu ecrã de computador o que trouxe pontos positivos, mas também os seus desafios.

Frederico Bello olhou para este desafio e percebeu que na parte espanhola da América Latina havia uma grande oportunidade para disromper o setor educativo dado que os mais de 100 milhões de alunos na região não tinham à sua disposição uma solução digital que pudesse complementar o seu processo de aprendizagem. Assim, decidiu lançar a Luca, que recentemente levantou uma ronda de investimento de 3 milhões de dólares.

Speak é uma startup de impacto social que surgiu bem antes da pandemia. Em 2014, Hugo Menino Aguiar decidiu abandonar a Google e lançar o seu próprio projeto com o objetivo de criar uma forma mais interativa de as pessoas aprenderem línguas e culturas. A ideia passava por desenvolver uma metodologia que facilitasse a integração de qualquer individuo/a num país que não seja o seu e hoje já está presente em 23 cidades no mundo inteiro.

Veja o episódio no nosso canal de YouTube: