Voltar | Startup Life

Collision arranca em Toronto com 13 startups portuguesas à procura de investimento americano

por Gabriel Lagoa | 17 de Junho, 2024

A última edição da conferência decorre em Toronto, até quinta-feira. As empresas presentes na delegação portuguesa atuam em áreas como Inteligência Artificial, igaming, fintech ou cibersegurança.

13 startups portuguesas estão até esta quinta-feira em Toronto, no Canadá, para a edição deste ano da Collision, uma das principais conferências de empreendedorismo no continente americano. Destas empresas, cinco fazem parte do programa Business Abroad, da Startup Portugal, e sete participam ao abrigo da parceria com a Lisboa Unicorn Capital. 

Entre as startups nacionais estão nomes como a GoParity, uma plataforma que angaria dinheiro junto de investidores que financiam projetos sustentáveis a troco de uma taxa de juro fixada no momento da angariação, a Oddsgate, responsável por um software de apostas orientado para a Inteligência Artificial, ou a Naoris Protocol, que atua na área da segurança informática. Também fazem parte da lista empresas como Ahau Software, Brandy IM, Edgen AI, Enline, iLof, iTRecruiter, Oddsgate, Synexis, TakeCarbon, The Carbon Games, e WiseWorld.

As startups desta delegação já levantaram, no total, cerca de 18 milhões de euros e empregam atualmente mais de 200 colaboradores.

A conferência Collision é o evento da Web Summit no continente americano. Os mesmos organizadores da Web Summit, em Lisboa, reúnem no Canadá 2 mil empresas de 130 países, mil investidores, e mais de 40 mil pessoas na assistência, incluindo as principais empresas de tecnologia, finanças, banca, recursos humanos, entre outros setores.

“Termos 13 startups portuguesas no Collision é novamente uma demonstração clara da vitalidade e do potencial de inovação do nosso diversificado ecossistema. O programa Business Abroad, desenvolvido pela Startup Portugal, continua a desempenhar um papel central na internacionalização das nossas startups, facilitando a sua entrada e expansão em mercados globais, sendo este um movimento indispensável e a planear desde o momento zero, atendendo à dimensão do mercado nacional”, salienta, em comunicado, António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.

O responsável é um dos oradores portugueses na Collision, bem como Margarida Figueiredo, Diretora Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e Paulo Rosado, CEO do “unicórnio” Outsystems. 

“A Unicorn Factory Lisboa, como impulsionadora do ecossistema empreendedor da cidade, tem um papel fundamental em levar o nome de Lisboa, a Unicorn Capital, para eventos como a Collision. Acreditamos que esta participação abrirá portas para novas parcerias e investimentos nas nossas startups”, afirma Margarida Figueiredo, da CML. 

Última edição da Collision

Este ano marca a última edição da Collision. Depois de cinco edições, a cimeira será substituída no próximo ano pela Web Summit Vancouver, que vai decorrer na cidade canadiana.

O anúncio faz parte do plano de expansão internacional da marca Web Summit, que começou em 2023 com a criação da Web Summit Rio e continuou este ano com uma edição da Web Summit em Doha, no Qatar. Prevista para maio de 2025, a Web Summit Vancouver acontece logo depois do evento no Rio de Janeiro, que será de 27 a 30 de abril.

“Mal podemos esperar para reunir o mundo da tecnologia e dominar a cidade no próximo ano. Vancouver é uma das cidades mais bonitas, com uma comunidade tecnológica florescente que liga as Américas, a Ásia e a Costa Oeste. Chegou a hora de fazer a transição da Collision para a Web Summit. Passámos momentos incríveis em Toronto e estamos ansiosos para continuar a nossa jornada canadiana em Vancouver”, afirma em comunicado o fundador e CEO da Web Summit, Paddy Cosgrave.

A Destination Vancouver prevê que a Web Summit Vancouver gere 172 milhões de dólares canadianos (cerca de 116 milhões de euros) em gastos diretos e tenha um impacto económico geral de 279 milhões de dólares canadianos (aproximadamente 188 milhões de euros) na Colúmbia Britânica [província à qual pertence Vancouver] em três anos.

As primeiras cinco edições da Web Summit aconteceram em Dublin, na Irlanda, mas, a partir de 2016, o evento passou a realizar-se em Lisboa. Este ano, a conferência na capital portuguesa arranca a 11 de novembro.

Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.