Voltar | Empresas

Colaboradores da Sword Health ganham 54 milhões de dólares com venda de ações

por Gabriel Lagoa | 9 de Outubro, 2025

O unicórnio português criou uma nova oportunidade para atuais e antigos colaboradores converterem ações em ganhos financeiros, num total de 54 milhões de dólares.

Mais de 200 atuais e antigos colaboradores da Sword Health venderam ações no valor de 54 milhões de dólares, num processo que permitiu à equipa converter parte da sua participação na empresa em ganhos financeiros. É a segunda vez em menos de dois anos que a startup portuguesa cria esta oportunidade para quem trabalhou na empresa.

No total, a Sword já possibilitou a venda de 200 milhões de dólares em ações desde 2024. O fundador e CEO, Virgílio Bento, explica em comunicado que a decisão visa reconhecer o contributo dos colaboradores e reforçar o impacto económico do talento nacional. “Desde o primeiro dia da Sword que tivemos como objetivo reconhecer todo o talento dos nossos colaboradores e o valor que criaram de forma direta, através de geração de liquidez que lhes permitisse criar um nível de riqueza geracional. O responsável acrescenta que espera ver mais empresas portuguesas a seguir o mesmo caminho.

Porque só assim se cria um ecossistema de inovação que possa colocar Portugal no grupo de países líderes mundiais em inovação.

A empresa justifica esta operação com o bom desempenho financeiro dos últimos meses. No terceiro trimestre deste ano, a Sword Health registou receitas duas vezes superiores às do período homólogo, impulsionadas pelo aumento da procura de soluções de saúde baseadas em inteligência artificial.

Fundada no Porto, a Sword Health combina inteligência artificial e acompanhamento clínico para prestar cuidados de saúde à distância. Desde 2020, realizou mais de oito milhões de sessões com IA e atendeu mais de 600 mil pacientes em três continentes, gerando poupanças superiores a mil milhões de dólares em custos de saúde.

A empresa já captou mais de 500 milhões de dólares de investidores como a Khosla Ventures, General Catalyst e Founders Fund, e está avaliada em cerca de 4 mil milhões de dólares.

Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.