Co-CEOs: A ascensão da liderança partilhada nas empresas
por Marta Amaral | 22 de Outubro, 2025
Durante muito tempo, foi consensual a ideia de que as empresas precisavam de ser lideradas por um único líder forte. Nos últimos anos, temos vindo a assistir a uma nova divisão de poderes nas organizações.
Um estilo de liderança partilhada, onde, em vez de existir um CEO, existem dois. Ambos atuam como diretores executivos simultaneamente, partilhando a responsabilidade de liderar a empresa, mas dividindo as tarefas e as áreas de especialização.
De acordo com um estudo publicado na Harvard Business Review em 2022, que analisou 87 empresas, as organizações lideradas por co-CEOs registam retornos anuais médios de 9,5% para os acionistas — comparados com 6,9% nas empresas com um único CEO.
A discussão sobre este modelo de gestão ganhou força com uma decisão estratégica da Salesforce, que promoveu Bret Taylor a co-CEO da empresa. O facto de tal ter acontecido numa das maiores empresas SaaS do mundo chamou a atenção de empresários e gestores em todo o setor.
Empresas como a...
Regista-te gratuitamente para continuares a ler
Se já o fizeste e este aviso apareceu novamente, é porque o nosso site faz uma nova validação de registos passado algum tempo. Basta colocares o e-mail outra vez.