Voltar | Inteligência Artificial

Chegou o Claude 3.5 Sonnet, o modelo de IA mais rápido da Anthropic, rival da OpenAI e Google

por Gabriel Lagoa | 21 de Junho, 2024

A novidade já está disponível e promete ultrapassar os modelos mais recentes da OpenAI, Google ou Meta. Claude 3.5 Sonnet é o primeiro modelo de uma nova série de “chatbots” de IA da Anthropic.

Chegou, olhou e superou em vários critérios a concorrência. É o que alega a Anthropic, que esta quinta-feira lançou o Claude 3.5 Sonnet, o modelo mais rápido da startup até à data e com custos semelhantes à versão anterior do modelo médio da Anthropic, o Claude 3 Sonnet.

Mas quais são, ao certo, as novidades desta empresa fundada em 2021 por antigos trabalhadores da OpenAI? De acordo com a Anthropic, o novo modelo supera o Claude 3 Opus (a versão anterior mais avançada) na análise de gráficos, por exemplo. O Claude 3.5 Sonnet também é capaz de ler texto em imagens de baixa qualidade, o que, segundo a startup norte-americana, pode ser útil em áreas como o comércio, logística e finanças, onde as imagens podem fornecer mais informações do que apenas o texto.

De acordo com os testes feitos pela própria Anthropic, o Claude 3.5 Sonnet também pode escrever, editar e executar código de forma independente, com capacidades “sofisticadas” de raciocínio e resolução de problemas. É também capaz de fazer traduções de código “com facilidade”.

Entre as novidades está também uma nova funcionalidade chamada Artifacts, um espaço de trabalho onde os utilizadores podem interagir em tempo real com os conteúdos gerados pelo “chatbot” de Inteligência Artificial. 

A “Febre da Inteligência Artificial”

Tal como no passado havia uma corrida ao ouro, hoje, as empresas, fortemente apoiadas por investidores, competem para desenvolver o melhor modelo de Inteligência Artificial, naquilo a que se pode chamar uma autêntica “Febre da IA”. É, por isso, de esperar que quando uma empresa apresenta uma novidade, esta seja superior à concorrência em vários critérios. A Anthropic não foge à regra e lança o Claude 3.5 Sonnet com a promessa de que ultrapassa os modelos mais recentes da OpenAI, Google ou Meta em várias tarefas. 

Quanto aos modelos da Google (Gemini 1.5) e da Meta (Llama-400b), a Anthropic afirma que o Claude 3.5 Sonnet é superior em todos os critérios, como raciocínio, conhecimento, código ou matemática em várias línguas. Já quando comparado ao GPT-4o, da OpenAI, o Claude 3.5 Sonnet fica atrás apenas na resolução de problemas matemáticos (71,1% contra 76,6%).

Planos para o futuro

Ainda durante este ano, a Anthropic planeia lançar o Claude 3.5 Haiku (a futura versão mais leve do “chatbot” de IA) e o Claude 3.5 Opus (a versão mais avançada), que, à partida, vai superar a novidade conhecida esta semana. 

O Claude 3.5 Sonnet (a versão intermédia) está disponível gratuitamente no site da Anthropic e na aplicação do Claude para o sistema iOS. Os subscritores do Claude Pro e do plano para equipas têm acesso aos modelos mais recentes com “limites de utilização significativamente mais altos”, de acordo com a startup.

Entre os investidores da Anthropic estão, por exemplo, a Google, Salesforce e Amazon. No ano passado, fechou cinco rondas de financiamento diferentes e captou cerca de 7,3 mil milhões de dólares.

Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.