Voltar | Investimento

Centro de inovação da Telefónica investe 4,5 milhões de euros em startups em 2020

por | 4 de Fevereiro, 2021

Centro de inovação da Telefónica investe 4,5 milhões de euros em startups em 2020

Wayra, o centro de inovação aberto da Telefónica, realizou em 2020 investimentos no montante de 4,5 milhões de euros em 39 startups da Europa e da América Latina, dos quais 1,8 milhões de euros foram investidos de Espanha, em 15 startups, mais 29% do que no ano anterior.

Em comunicado, a empresa de telecomunicações detalha que os projetos em que investiram no ano passado estão relacionados com Inteligência Artificial, Internet das Coisas, cloud, vídeo, realidade virtual, cibersegurança, conectividade, análise de dados e fintech.

O Wayra assinala que com estes investimentos reforça o seu objetivo de apostar em startups tecnológicas que se enquadrem nos projetos estratégicos da Telefónica. A participação do centro, que ajuda as empresas a desenvolverem negócios com o grupo e a ligarem-se às principais áreas de negócio da operadora, é de até 250.000 euros por empresa.

Em concreto, a empresa revela que a partir das suas sedes em Madrid e Barcelona, a Wayra Espanha investiu em 2020 nas startups Countercraft, Ludus, Kymatio, Proppos, Humanox, Pridatec, Galgus, Alias Robots, Kenmei, Payflow e YBVR.

Por outro lado, informa também que, pela primeira vez, em 2020 duas startups com investimentos da Wayra foram integradas na empresa. Assim, a Telefónica Tech adquiriu a Govertis e iHacklabs com o objetivo de “reforçar as suas capacidades na cibersegurança incorporando talento empreendedor”.

Ao mesmo tempo, Wayra reforçou o seu compromisso com o ecossistema empreendedor com a assinatura de acordos estratégicos com atores-chave no mundo das startups, tais como Lanzadera, The Venture City, Startup Valencia, Seedrocket e BStartup, impulsionadores da iniciativa Venture on the Road, um “roadshow” concebido para proporcionar acesso a investidores e networking em diferentes cidades espanholas.

“Parte da recuperação económica das nossas sociedades em 2021 passa pela reinvenção e digitalização massiva dos setores-chave para o dia-a-dia das pessoas. Os empreendedores capazes de resolver problemas diários de milhões de pessoas têm muito mais para dizer este ano e têm um mundo de oportunidades para crescer à escala mundial”, enfatizou o responsável global de Wayra, Andrés Saborido.