Voltar | Investimento

Bynd Venture Capital lança fundo III de 40 milhões de euros para investir em startups tecnológicas na Ibéria

por Gabriel Lagoa | 11 de Novembro, 2024

O novo fundo tem já três investimentos concluídos nas startups Equall, CircuitLeap e Spot.

A Bynd Venture Capital anunciou o lançamento do seu terceiro fundo de investimento, no valor de 40 milhões de euros, destinado a startups tecnológicas em fase pre-seed e seed com operações em Portugal e Espanha. O fundo, que tem já três investimentos concretizados, prevê uma duração de dez anos.

“Este terceiro Fundo pretende dar continuidade à nossa missão de apoiar empreendedores com ambição de montar empresas globais a partir de Portugal e Espanha. A experiência e rede de contatos que desenvolvemos ao longo dos últimos anos, permite-nos um acesso privilegiado a oportunidades de investimento e a capacidade de oferecer aos fundadores as ferramentas e conhecimento para escalar os seus negócios”, destaca Santiago Salazar, Chairman da Bynd Venture Capital, em comunicado. 

O plano de investimento divide-se em duas fases: quatro anos para a realização dos investimentos e seis anos para a consolidação do portfólio e procura de exits. A gestora pretende distribuir o capital por 40 empresas, metade em fase pre-seed e as restantes em fase seed.

Entre os investidores, destacam-se algumas referências em Espanha e Portugal, tal como o Fundo de Fundos espanhol Fond-ICO, o grupo industrial português Nors, e o banco Caixa Capital. 

O fundo concentra-se em três áreas principais: Inteligência Artificial e software, bens de consumo e tecnologia para a sustentabilidade. A Bynd VC estabeleceu como critério o acompanhamento das métricas ambientais, sociais e de governança nas empresas participadas e privilegia investimentos em projetos com impacto global.

Também em comunicado, Francisco Ferreira Pinto, partner da Bynd VC, acrescenta que o primeiro closing ocorreu em maio: “Conseguimos captar novos investidores, muito qualificados, com perfis diversificados e experientes, que contribuíram para o desenvolvimento do fundo, e conduziram à expansão da nossa equipa”.

O fundo já concretizou investimentos em três startups:  a Equall que atua na área de legaltech, desenvolvendo soluções de software para o setor jurídico com recurso à IA; a CircuitLeap, especializada no desenvolvimento de software para o desenho e simulação de circuitos integrados; e a Spot, que alavanca a IA para automatizar processos em grandes empresas.

Para acompanhar a sua expansão e crescimento na Península Ibérica, bem como a gestão do novo fundo, a Bynd reforçou também a sua presença local em Espanha com a contratação de dois novos associados. 

A Bynd Venture Capital iniciou a sua atividade em 2010 como grupo de business angels, transformando-se em sociedade de gestão de capital de risco em 2015. Desde então, acumulou mais de 60 investimentos em startups, mantendo uma rede de mais de 400 parceiros e 70 fundadores ativos.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.