Voltar | Ideias

BUZZ Cash. Cinco escolas do Porto juntam-se para promover o empreendedorismo

por Gabriel Lagoa | 1 de Abril, 2025

O evento reuniu 87 alunos de cinco escolas secundárias no Porto, que desenvolveram ideias de negócio durante dois dias, sob orientação de mentores. As equipas vencedoras destacaram-se pelo maior lucro e pelas ideias mais inovadoras.

A StartUp BUZZ tem um objetivo: promover o empreendedorismo e inspirar os jovens a adotarem uma atitude audaz num mundo de oportunidades. Para concretizar essa missão, a organização estudantil da Faculdade de Economia do Porto (FEP) promoveu, nos dias 18 e 19 de março, no Pólo Zero, a 11ª edição do BUZZ Cash. O evento desafia alunos do ensino secundário a criar e implementar ideias de negócio rentáveis no espaço de um dia.

O evento contou com a participação de 87 alunos de cinco estabelecimentos de ensino: CLIP, CLIB, Colégio de Nossa Senhora do Rosário, Colégio Luso-Francês e Colégio de Gaia. As atividades decorreram com equipas diferentes em cada um dos dias.

Cada equipa trabalhou sob a orientação de um mentor da StartUp BUZZ para definir uma ideia de negócio exequível e com potencial para gerar lucro. No final de cada dia, foram atribuídos prémios às equipas que obtiveram o maior lucro e às que apresentaram as ideias mais inovadoras.

Esta edição distinguiu-se pela incorporação de duas componentes fundamentais: solidária e sustentável. O evento resultou na angariação de mais de 800 euros, montante que será doado a quatro instituições: Associação Coração Amarelo, Fios e Desafios, Acreditar, e Associação Gesto e Palavra.

A inciativa contou com o apoio de patrocinadores como a Worten, DESFO Holding e Foursoul. Além disso, a Junior Achievement Portugal contribuiu com a dinamização de um workshop durante o evento.

O objetivo do BUZZ Cash é fomentar o espírito empreendedor junto de um público mais jovem, demonstrando assim o potencial do empreendedorismo. Os participantes enfrentam o desafio de criar e gerir um negócio temporário, com a consciência de que o lucro final depende exclusivamente do seu desempenho enquanto vendedores e gestores.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.