Voltar | Consumo

Klarna. Fomos conhecer a estratégia da maior startup sediada na Europa

por The Next Big Idea | 26 de Abril, 2022

Klarna Ydata

No episódio mais recente do The Next Big Idea, falámos de “Buy Now Pay Later” com a ajuda da Klarna e dos desafios de desenvolvimento de AI com a startup portuguesa YData.

Em 2020, as transações Buy Now Pay Later representaram perto de 100 mil milhões de dólares e 2.1% de todo o comércio online. Este método de pagamento teve um boom durante a pandemia e teve particular sucesso junto de um grupo de consumidores mais jovens que procuravam uma alternativa ao crédito tradicional. Na sua essência, é um mecanismo que permite distribuir o custo de um produto no tempo, sem juros ou custos de transação associados.

A Klarna é atualmente a maior startup sediada na Europa. Nasceu em 2005 em Estocolmo na Suécia e na última ronda de investimento levantada em 2021 passou a estar avaliada em 46 mil milhões de dólares. É uma das empresas líder nos serviços Buy Now, Pay Later e atualmente já tem mais de 90 milhões de clientes a comprar através da sua plataforma e já tem mais de 250 mil marcas a disponibilizar este método de pagamento nas suas lojas online pelo qual pagam uma fee à Klarna.

À conversa com Alexandre Ribeiro Fernandes, Head da Klarna Portugal, ficámos a perceber como foi a entrada da Klarna em Portugal e os planos da empresa para se tornar num banco de consumo.

Inteligência artificial de qualidade

Os sistemas de machine learning muitas vezes ainda são vistos como caixas de fazer magia que dão incríveis resultados independentemente do que aconteça. Neste episódio, tivemos também oportunidade de falar com Fabiana Clemente, co-fundadora da YData, que nos explicou numa analogia simples como maus dados podem contaminar bons produtos. À semelhança do que acontece na agricultura e noutros setores, a qualidade das matérias primas é essencial e é esse o propósito da plataforma criada pela empresa portuguesa: oferecer aos data scientists uma ferramenta que permite que analisem a sua base de dados e que possam desenvolver sistemas de inteligência artificial com maior qualidade.

.