Bright Pixel lidera investimento de 5 milhões de dólares na startup americana Keychain
por The Next Big Idea | 12 de Fevereiro, 2025
![](https://thenextbigidea.pt/wp-content/uploads/2025/02/Fundadores-Keychain-1-1024x683.jpg)
O financiamento destina-se a acelerar o desenvolvimento de novas funcionalidades da plataforma que conecta retalhistas com fornecedores de bens de consumo e a expandir o negócio para novas geografias.
A Bright Pixel, braço de capital de risco da Sonae, liderou um investimento de 5 milhões de dólares na Keychain, plataforma que conecta retalhistas com produtores baseada em Inteligência Artificial (IA), que, de acordo com a empresa, está a transformar a indústria dos bens de consumo embalados (CPG).
Desde novembro de 2023, a Keychain angariou um total de 38 milhões de dólares, contando com o apoio de sociedades de capital de risco como BoxGroup, Lightspeed Venture Partners e SV Angel, bem como de players relevantes da indústria como General Mills, The Hershey Company e Schreiber Foods. O investimento da Bright Pixel deverá não só fortalecer a posição da Keychain tornando-a um ator relevante no ecossistema de fabrico de bens de consumo, como também reforçar a sua preparação para entrar no mercado europeu.
“Com este investimento, queremos capacitar a Keychain para transformar a indústria e a forma como retalhistas e fornecedores trabalham”, afirma Manuel Queiroz, Diretor da Bright Pixel Capital. “Acreditamos fortemente na capacidade da Keychain para modernizar a cadeia de abastecimento de bens de consumo embalados e no seu crescente impacto no mercado europeu. Estamos entusiasmados por apoiar a equipa neste momento crítico, enquanto expandem as suas ofertas e entram em novas geografias”.
A plataforma baseada em IA da Keychain permite que marcas, retalhistas e fabricantes se conectem rapidamente com parceiros de fabrico, agilizando um processo tradicionalmente fragmentado e moroso de investigação e desenvolvimento. Atualmente, a plataforma conta com uma rede de mais de 30.000 fabricantes e 20.000 marcas e retalhistas, facilitando mais de mil milhões de dólares em projetos todos os meses.
Para a Sonae, é um investimento que também faz sentido dado que permite ao grupo monitorizar inovação numa área core para vários dos seus negócios, como o Continente e a Worten, dois dos maiores retalhistas em Portugal.
O futuro da Keychain
A startup está a expandir as suas capacidades com o lançamento de dois novos produtos beta: Keychain Packaging e Keychain Ingredients. Estas novas funcionalidades deverão permitir que as marcas simplifiquem o processo de fornecimento de materiais de embalagem e fornecedores de ingredientes para os seus produtos, ajudando-as a responder rapidamente à crescente exigência dos consumidores através de métodos de produção mais sustentáveis e eficientes.
“Desde o lançamento da Keychain no ano passado, temo-nos focado em trazer transparência para o ecossistema de produção de bens de consumo nos Estados Unidos”, diz Oisin Hanrahan, Cofundador e CEO da Keychain. “Ao mesmo tempo, temos explorado como podemos expandir as nossas capacidades para outras regiões, e o apoio do braço de investimento da Sonae é um grande passo nesse sentido. Estamos também entusiasmados por continuar a desenvolver novas ferramentas que vão simplificar a forma como as marcas obtêm embalagens e ingredientes”.
A Keychain quer contribuir para uma nova era de transparência no ecossistema de fabrico de bens de consumo, eliminando intermediários que historicamente lucraram com a assimetria de informação, encarecendo os produtos. Para tal, está a utilizar Inteligência Artificial para eliminar estas taxas e outros custos desnecessários, reduzindo, em última instância, os preços finais para os consumidores.