Voltar | Inteligência Artificial

Bright Pixel faz investimento estratégico na Bria e reforça aposta na IA generativa

por Marta Amaral | 22 de Setembro, 2025

A Bright Pixel Capital, braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae, anunciou um investimento estratégico na scaleup Bria, plataforma líder de visual generative AI (Platform-as-a-Service – PaaS), que permite às empresas criarem conteúdo visual de excelência, escalável, assegurando de forma ética os direitos de propriedade intelectual dos autores.

Esta parceria permitirá à Bria expandir a sua tecnologia de Inteligência Artificial (IA) de ponta, potenciando o desenvolvimento de produtos visuais impulsionados por IA para empresas e permitindo acelerar a adoção da plataforma em múltiplos setores como publicidade, media, retalho, gaming e comércio eletrónico.

O investimento constitui uma extensão da ronda de financiamento série B de 40 milhões de dólares, liderada pela Red Dot Capital, com a participação da Maor Investment, Entrée Capital, GFT Ventures, Intel Capital e In-Venture.

Para a Bright Pixel, este investimento na Bria representa uma oportunidade estratégica única. Um dos grandes desafios na utilização da IA é o (des)respeito pela propriedade intelectual existente e pelo seu adequado licenciamento e proteção da privacidade. A Bria, com a sua tecnologia, procura desempenhar um papel central na mudança desse paradigma, criando um novo ecossistema de propriedade intelectual, no qual as empresas poderão gerir a utilização de ativos licenciados para gerarem e explorarem conteúdos visuais premium, seguros e personalizados, com a garantia automática de conformidade desde a sua origem.

“A Bria está a estabelecer um novo padrão na forma como as empresas criam e distribuem conteúdos visuais. À medida que a IA se torna cada vez mais omnipresente nas empresas, a tecnologia de ponta da Bria e a sua abordagem legal-first tornam-na numa solução indispensável para os negócios, garantindo conformidade com a evolução da regulação de IA. Estamos entusiasmados por apoiar a Bria neste momento crítico do seu crescimento, enquanto lidera o caminho na IA generativa responsável”,  afirma Daniela Coutinho, Principal na Bright Pixel.

O mecanismo exclusivo de atribuição da Bria garante que criadores de conteúdo são devidamente compensados pelas suas contribuições, promovendo um ecossistema justo e transparente para a utilização de IA generativa em aplicações comerciais.

Com a Bria, as empresas têm controlo total sobre a geração de conteúdos visuais, permitindo às equipas criar imagens, vídeos e outros conteúdos multimédia alinhados com a linguagem visual da sua marca. A solução integra-se de forma ágil com ferramentas padrão do setor, como Adobe Photoshop, Figma e AWS, facilitando a adoção de fluxos de trabalho de criação de conteúdos orientados por IA.

“Na Bria, estamos comprometidos em construir uma plataforma de IA responsável, flexível e escalável, que permita às empresas utilizar a IA generativa de forma segura. Com o apoio da Bright Pixel, estamos bem posicionados para escalar globalmente na interseção entre criatividade e tecnologia, amplificando o nosso impacto e disponibilizando soluções de IA responsáveis e de excelência, que beneficiam tanto empresas como criadores de conteúdo”, afirma Yair Adato, fundador e CEO da Bria.

O investimento na Bria reforça a aposta estratégica da Bright Pixel em empresas inovadoras que redefinem o espaço em que atuam a nível global.

Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.