Bright Pixel investe 11 milhões de euros na JENTIS, uma solução para a captura universal de dados
por The Next Big Idea | 28 de Novembro, 2023
O investimento do fundo do Grupo SONAE na tecnológica austríaca visa impulsionar o desenvolvimento de produtos e acelerar a sua expansão.
A Bright Pixel liderou a ronda de investimento Série A de 11 milhões de euros da austríaca JENTIS, líder em tecnologia de rastreamento web de última geração. A ronda contou ainda com a participação da 3TS Capital Partners e do investidor já existente Pragmatech Ventures.
Capacitando as empresas a possuir e a controlar a captura de dados da web independentemente de terceiros, a tecnologia inovadora da JENTIS permite uma precisão de dados radicalmente melhorada para os insights de negócios e em conformidade com as políticas de privacidade em todo o mundo.
O financiamento agora alcançado acontece num ano de elevado crescimento para a JENTIS, num contexto em que cada vez mais empresas exigem recolha de dados primários tendo em conta as políticas de privacidade como o GDPR. Através da sua tecnologia proprietária de monitorização no lado do servidor, a JENTIS consegue transferir a recolha de dados de websites a partir dos navegadores dos utilizadores para uma nuvem segura. A adoção tem sido rápida em áreas onde a melhor utilização destes dados tem uma aplicaçãp direta, como os maiores retalhistas de comércio eletrónico, marcas europeias nos setores bancário e financeiro e as principais editoras digitais nos EUA e na Europa Central.
“Vemos a captura de dados próprios a ganhar tração rapidamente, embora os profissionais de marketing e os anunciantes tenham dificuldades em aproveitar todo o potencial dos seus negócios. Desenvolvemos a nossa plataforma para facilitar às empresas a captura de dados de mais alta qualidade na web, ao mesmo tempo em que cumprem as regulamentações de proteção de dados”, explica Thomas Tauchner, CEO da JENTIS.
A Plataforma de Captura de Dados da JENTIS, posicionada no início da cadeia de valor de dados, aumenta a precisão, a disponibilidade e a conformidade dos dados em tempo real. Isto impacta positivamente todas as ferramentas e plataformas upstream e downstream, incluindo plataformas de dados de clientes (CDPs) e plataformas analíticas. A sua ampla compatibilidade permite uma implementação rápida e uma operação económica sem alterar as configurações tecnológicas existentes. Os clientes relatam melhorias significativas no desempenho, com aumentos de dados de até 30%, taxas de correção de dados de até 60% e tempos de carregamento de páginas da web significativamente mais rápidos.
Numa era em que o controlo e a propriedade de dados se tornam cada vez mais vitais, a JENTIS capacita as empresas a adaptarem-se perfeitamente a este cenário em mudança, oferecendo-lhes uma vantagem competitiva na gestão e estratégia de dados. Essa capacidade é crucial no contexto da eliminação progressiva de cookies de terceiros prevista para 2024 pelo Google.
“Estamos a assistir a um aumento da procura por dados precisos em todos os setores, ao mesmo tempo que a disponibilidade dos mesmos cai vertiginosamente. Estamos entusiasmados por fazer parte da jornada para tornar muito mais fácil para as empresas alcançar um crescimento baseado em dados, respeitando ao mesmo tempo a privacidade dos seus utilizadores”, salienta Leonor de L’Hermite, Operating Partner da Bright Pixel.
Fundada em 2020, a JENTIS é composta por uma equipa de especialistas em análise de dados e rastreamento da web, liderada pelo CEO Thomas Tauchner. A empresa abriu escritório na Alemanha em 2022 e foi nomeada Scaleup Austríaca do Ano em Transformação Digital pela Ernst & Young já este ano.
A JENTIS utilizará o novo investimento para acelerar o seu crescimento geográfico nos principais mercados europeus e norte-americanos e melhorar o seu esforço de desenvolvimento de produtos, liderando o caminho para realizar a captura universal de dados de todas as fontes de dados digitais – incluindo web, dispositivos móveis e a Internet das Coisas – numa só plataforma.