Voltar | Startup Life

Bling Energy recebe 15 milhões de euros da BlueCrow Capital para expansão solar em Portugal

por Gabriel Lagoa | 4 de Agosto, 2025

A startup quer democratizar o acesso à energia renovável através de soluções simples e transparentes.

A Bling Energy fechou uma parceria de investimento de 15 milhões de euros com a BlueCrow Capital. O dinheiro vai permitir à startup portuguesa levar o seu serviço de energia solar por subscrição a mais 3 mil famílias.

A empresa trabalha com um modelo “as a service” que elimina a necessidade de investimento inicial por parte dos clientes. Com este financiamento, a Bling vai instalar 20 MW em soluções solares e baterias – o equivalente a 11 MWp (megawatt-pico) e energia solar e 9 MWh (megawatt-hora) de armazenamento.

“Esta parceria representa muito mais do que capital. É o reflexo de um caminho construído com visão, disciplina e impacto real. Vamos agora escalar com ambição, mantendo o foco numa transição energética acessível, inteligente e sem barreiras para o consumidor”, diz em comunicado Bernardo Fernandez, CEO da Bling Energy.

A BlueCrow Capital aposta na proposta da empresa portuguesa. “Acreditamos no modelo, na equipa e no potencial transformador da Bling Energy. Esta parceria está alinhada com o nosso propósito de apoiar negócios com impacto e visão de longo prazo”, explica António de Mello Campello, Partner da BlueCrow Capital.

O acordo marca uma nova fase para a Bling Energy, que quer democratizar o acesso à energia renovável através de soluções simples e transparentes. A empresa conseguiu captar a confiança de consumidores e investidores com a sua abordagem diferente ao mercado solar residencial.

A Bling Energy é membro da APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis) e dedica-se a fornecer soluções energéticas ao mercado residencial português, com foco na eliminação de barreiras ao acesso à energia limpa.

Em setembro do ano passado, a startup fechou uma ronda seed de dois milhões de euros com o objetivo de expandir a sua oferta e introduzir novos produtos, como bombas de calor para aquecimento eficiente de residências. Na altura, a empresa afirmou que já tinha registado poupanças anuais de 350 mil euros aos seus utilizadores.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.