Bhout “ganha” o primeiro round e levanta 10 milhões de euros
por Miguel Magalhães (Texto) | 7 de Novembro, 2023
A empresa consegue este financiamento depois de ter sido considerada pela Revista Time como uma das melhores inovações de 2023.
Há uma razão para a maior parte das lutas profissionais de boxe não terminarem com um knockout na primeira ronda. Ambos os atletas preparam-se durante meses para o confronto e na altura em que entram no ringue acreditam ambos ter igual probabilidade de sair vencedores.
Há um paralelismo muito interessante a ser feito para startups, especialmente numa fase em que o acesso a financiamento para impulsionarem os seus negócios é cada vez mais desafiante. O nível de preparação tem de ser cada vez maior para investidores poderem detetar o valor diferenciador dos seus produtos e serviços em relação a outras centenas ou milhares de startups que estão a atacar um problema parecido. Por outro lado, na linha da analogia com o boxe, a maior parte das startups sabe que as rondas seed e mesmo as rondas Series A não são a meta.
O objetivo para founders passa por poder ter capital suficiente para escalar receitas e utilizadores de forma sustentável e manter um nível de “equity” que lhes permita ter um bom retorno caso um dia a sua empresa seja vendida. Contudo, num contexto em que não há financiamento para todos os projetos, é mais fácil cair em armadilhas.
Tudo isto para dizer que é uma boa coincidência poder escrever sobre a ronda de uma startup que desenvolveu um saco de boxe inteligente. Criada em 2021, a Bhout utiliza biometria, visão computacional e inteligência artificial para criar uma nova experiência para quem entra num ginásio. A ideia passa por gamificar a rotina de exercicío físico através de uma app e do seu saco de boxe inteligente, que o utilizador pode utilizar para cumprir uma série de objetivos, desde o cardio até ao fortalecimento muscular.
2023 tem sido um ano com várias conquistas para a startup portuguesa. O CEO, Mauro Frota, ganhou o prémio de Melhor Pitch nos Entrepreneurship Awards, promovidos pela Startup Lisboa e a Unicorn Factory e, mais recentemente, a Bhout foi considerada pela Revista Time como uma das melhores inovações de 2023.
Com 1 milhão de euros em investimento, maioritariamente de business angels, a Bhout abriu o seu primeiro ginásio-piloto e começou a disponibilizar o produto aos primeiros clientes, ultrapassando em 2022 os 150 mil euros em vendas, de acordo com informações dadas ao Expresso.
A ronda seed anunciada esta semana de 10 milhões de euros foi liderada pela Lince Capital e pela Explorer Investments e é uma das maiores do setor FitTech (Fitness + Technology) por uma startup nesta etapa. Com este investimento, a Bhout vai apostar na abertura de mais clubes, próprios e franchisados, na expansão para mercados como Espanha, EUA e os Emirados Árabes Unidos e ainda em três fábricas, em território nacional, para escalar a produção do seu saco de boxe inteligente.