Voltar | Tecnologia

O primeiro saco de boxe do mundo com inteligência artificial é português (e já se aceitam encomendas)

por The Next Big Idea | 2 de Fevereiro, 2024

A BHOUT, uma startup portuguesa que quer aliar o fitness ao gaming, acaba de colocar à venda as primeiras 250 unidades do seu saco de boxe que incorpora inteligência artificial.

O BHOUT Bag não é um mero alvo estático de pancada. Aliás, é, mas segundo a BHOUT é também uma ferramenta que analisa o comportamento e o corpo humano, uma vez que foi desenvolvido para integrar conceitos da psicologia, os princípios da gamificação e a investigação sobre nudging (Teoria da Arquitectura da Escolha).

Por outras palavras, é uma consola de jogos que combina sensores com visão computorizada, inteligência artificial e uma inovadora forma de aprendizagem automática. Como? O saco — constituído essencialmente por água e em multicamadas — está equipado com 3D Computer Vision e permite uma rotação de 180 graus, tornando possível a identificação de todos os murros, pontapés, cotoveladas e joelhadas.

Em comunicado, a BHOUT detalha que “esta identificação, aliada à inteligência artificial e aos sensores biométricos, permite gerar, em tempo real, informação sobre a performance do utilizador e utilizá-la para o incentivar à superação”. Mais, “os mood rings do saco ajustam-se à intensidade do combate, motivando o utilizador a agir em concordância com o estímulo e os seus objetivos”. A melhor parte: o saco imita o corpo humano, reduzindo a probabilidade de lesões de impacto.

Esta tecnologia inovadora — que aguarda patente — já recebeu a atenção de meios internacionais e fez parte da lista das 200 melhores invenções de fitness em 2023 da revista TIME e figurou também na lista dos Innovation by Design Awards da Fast Company na categoria de Recriação e Desporto.

Na última edição da Web Summit, o CEO Mauro Frota sentou-se à conversa com o The Next Big Idea e explicou de onde surgiu a ideia de criar o saco, de onde é que vem a tecnologia que o torna inteligente e como é que o negócio ganhou pernas para hoje estar prestes a enviar produtos para todo o mundo.

250 BHOUT Bags já estão em pré-venda

A BHOUT explica que os primeiros 250 sacos de boxe com inteligência artificial serão entregues em setembro deste ano, sendo necessário fazer um registo de pré-venda. Cada interessado pode reservar apenas uma unidade, avançando com um valor inicial de 200 dólares (cerca de 185€), a abater posteriormente no preço final: 2.500 dólares (cerca de 2.295€).


No site, é referido que quem comprar o saco durante este período de pré-venda terá acesso a um conjunto de regalias exclusivas: 25% de desconto no kit que inclui o saco, luvas de boxe, elásticos de resistência, bem como 24 meses de subscrição gratuita da app BHOUT. A estes benefícios, acresce a possibilidade de ganhar um saco de boxe grátis em sorteio.


A pré-venda do BHOUT Bag está disponível online e é possível reservar um dos 250 sacos disponíveis aqui.


Para quem não tiver a possibilidade de investir 2.500 dólares, mas tiver curiosidade em experimentar as luvas e descarregar umas energias numa sala com luzes LED a piscar ao sabor dos punhos e pontapés, pode fazê-lo na Av. de Roma, em Lisboa, no espaço BHOUT Club, o clube de boxe da BHOUT. Do que é possível observar no vídeo promocional, podem esperar-se 45 minutos intensamente controlados (onde se podem praticar várias disciplinas, que vão do kickboxing ao Muay Thai). Ou seja, a sessão é a “bombar”, mas ao ritmo de cada um.