Voltar | Saúde

AstraZeneca investe 600 milhões de euros em novo hub em Lisboa

por Gabriel Lagoa | 7 de Maio, 2025

A farmacêutica já aplicou 60 milhões no hub do Parque das Nações e prevê completar o investimento até 2033.

A AstraZeneca vai investir 600 milhões de euros num novo centro de competências em Lisboa. A nova “country president” da farmacêutica em Portugal, Nathalie Cardinal von Widdern, adianta ao Jornal de Negócios que a empresa já investiu cerca de 60 milhões no novo “hub” situado no Parque das Nações, e espera completar o investimento total até 2033.

O centro, que deverá estar a funcionar em pleno no final deste ano ou início do próximo, vai empregar 500 pessoas, segundo a responsável. Esta estrutura vai juntar-se à operação já existente da AstraZeneca em Portugal, que conta com mais de 200 trabalhadores.

A decisão de escolher Lisboa para este investimento aconteceu após uma avaliação de diferentes países. Portugal destacou-se pela “atratividade para os funcionários” e para a empresa “por causa dos talentos, do sistema educacional e das competências linguísticas”, explicou a gestora ao Negócios.

O novo centro vai prestar múltiplos serviços para as quase 100 instalações da farmacêutica em cerca de 60 países, incluindo gestão de projetos, finanças, tecnologias de informação, compras e recursos humanos.

Diz o jornal que a AstraZeneca vai ainda transferir o seu quartel-general de Barcarena (Oeiras) para o Parque das Nações, concentrando assim toda a sua atividade numa única localização, onde ficarão 750 pessoas.A empresa, que desenvolveu uma das primeiras vacinas contra a Covid-19 administradas em Portugal, alcançou em 2024 vendas superiores a 300 milhões de euros no mercado nacional, um crescimento de 19% face ao ano anterior.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.