As Principais Rondas de Investimento da Semana (22 a 26 de julho)
por Miguel Magalhães (Texto) | 29 de Julho, 2024
Esta semana, os holofotes voltaram a estar virados para a inteligência artificial, com duas megas rondas na China e no Canadá.
Baichuan AI
- Indústria: Inteligência Artificial
- Ronda: Growth Round
- Valor: 691 milhões de dólares
- Investidores principais: Alibaba, Tencent e Xiaomi
- Descrição: Fundada em 2023, a startup já é a segunda maior da China em AI, atrás da Moonshot. Tal como os principais players desta indústria, a empresa está a desenvolver os seus próprios LLMs bem como uma série de ferramentas adjacentes para quem quer trabalha com IA, nomeadamente chatbots.
- Insights: Com esta ronda a startup está avaliada em 2,7 mil milhões de dólares; a startup já levantou perto de mil milhões de dólares em investimento.
Cohere
- Indústria: Inteligência Artificial
- Ronda: Series D
- Valor: 500 milhões de dólares
- Investidores principais: PSP Investments
- Descrição: A startup desenvolver modelos focados em IA generativa, mais destinados a uso empresarial que ao consumidor comum. Um dos benefícios destes modelos é poderem ser aplicados em qualquer tipo de cloud.
- Insights: Com esta ronda, a empresa está avaliada em 5,5 mil milhões de dólares; após a ronda a empresa foi criticada por ter feito uma reestruturação e despedido pessoas que integravam várias equipas.
Astranis
- Indústria: Space Tech
- Ronda: Series D
- Valor: 200 milhões de dólares
- Investidores principais: Andreessen Horowitz
- Descrição: A startup desenvolve pequenos satélites de comunicação que depois são utilizados pelas principais Telco em países como os EUA, as Filipinas e o México.
- Insights: A ronda vai ser utilizada para financiar o desenvolvimento da próxima geração de satélites Omega, com 5 vezes mais capacidade de banda larga.
Saronic
- Indústria: Defesa
- Ronda: Series B
- Valor: 175 milhões de dólares
- Investidores principais: Andreessen Horowitz
- Descrição: A startup desenvolve veículos marítimos de superfície (ASV) que dão apoio à Marinha americana e aos seus aliados. Outras das áreas principais da empresa é a investigação de soluções para parceiros comerciais com capacidades autónomas.
- Insights: Com esta ronda, a empresa passou a estar avaliada em mil milhões de dólares;
Vanta
- Indústria: Entreprise
- Ronda: Series C
- Valor: 150 milhões de dólares
- Investidores principais: Sequoia Capital
- Descrição: A startup desenvolveu uma plataforma que permite automatizar os processos de segurança e de compliance das empresas. Um dos objetivos da empresa é conseguir fazer cada vez mais integrações com IA.
- Insights: Com esta ronda, a empresa passou a estar avaliada em 2,45 mil milhões de dólares; em comunicado, a Vanta partilhou que já fatura mais de 100 milhões de dólares/ano.
Chainguard
- Indústria: Cibersegurança
- Ronda: Series C
- Valor: 140 milhões de dólares
- Investidores principais: Redpoint Ventures, Lightspeed Venture Partners e IVP
- Descrição: A startup desenvolve ferramentas para ajudar outras empresas a proteger as suas linhas de produção de software, sendo utilizada por clientes de renome como a Anduril, a Canva, a HP e a Snowflake.
- Insights: Com esta ronda, a empresa passou a estar avaliada em 1,12 mil milhões de dólares; a startup já conta com um financiamento total de 256 milhões de dólares
IntelePeer
- Indústria: Inteligência Artificial
- Ronda: Growth Round
- Valor: 140 milhões de dólares
- Investidores principais: Savant Growth LLC e VantagePoint Capital Partners
- Descrição: A startup desenvolve soluções IA para automatizar comunicações em vários canais na vertente de serviço ao cliente. A indústrias com as quais mais trabalha são a saúdos, retalho, área financeira e logística.
- Insights: Em comunicado, a empresa partilhou que o seu negócio IA tinha crescido 100% no último ano;
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.