Voltar | Investimento

As Maiores Rondas de Investimento da Semana (19 a 23 de fevereiro)

por The Next Big Idea | 26 de Fevereiro, 2024

Na última semana, os maiores investimentos foram diluídos por várias indústrias, incluindo a energia, os cuidados de saúde e a inteligência artificial.

Ascend Elements

Indústria: Baterias para carros elétricos

Valor: 150 milhões de euros (162 milhões de dólares)

Ronda: Série D2

Investidores principais: Just Climate, Clearvision Ventures e Irongrey

Descrição: Com sede em Massachusetts, é uma fabricante de materiais para baterias sustentáveis. Segundo a própria Ascend Elements, os seus materiais não são só mais ecológicos como melhoram a sua eficiência deste tipo de baterias.

Insights: A empresa levantou 704 milhões de dólares só nos últimos 12 meses. Fundada em 2015, segundo a Crunchbase, no total, já levantou 1,7 mil milhões de dólares.

Abridge

Indústria: Saúde

Valor: 138 milhões de dólares (150 milhões de dólares)

Ronda: Série C

Investidores principais: Lightspeed Venture Partners e Redpoint Ventures

Descrição: Plataforma criada para ajudar com a burocracia nos gabinetes médicos. A IA da plataforma funciona como uma espécie de secretária/braço direito e transforma as conversas entre pacientes e médicos em notas clínicas precisas.

Insights: Há apenas quatro meses levantou uma ronda Série B de 30 milhões de dólares. Agora, voltou a levantar uma ronda avultada. Fundada em 2018, já recebeu mais de 200 milhões de dólares em financiamento.

Antora Energy 

Indústria: Energia

Valor: 138 milhões de euros (150 milhões de dólares)

Ronda: Série B

Descrição: A missão desta climate – que conta com o apoio de Bill Gates – não podia ser mais ambiciosa: travar as alterações climáticas. Para isso, desenvolveu baterias térmicas mais baratas que ajudam as grandes indústrias (têxtil, produtos químicos, aço, alimentação, etc) a fazer a transição para a energia limpa.

Insights: A Antora é uma das várias empresas que estão a desenvolver baterias capazes de armazenar energia eólica e solar. Fundada em 2017, a Antora já angariou 230 milhões de dólares.

Recogni

Indústria: Inteligência Artificial

Valor: 94 milhões de euros (102 milhões de dólares)

Ronda: Série C

Investidores principais: Celesta Capital e GreatPoint Ventures

Descrição: Desenvolve tecnologia e soluções para veículos autónomos.

Insights: Embora a empresa tenha as suas raízes na conceção de chips que auxiliam os veículos autónomos a detetar objetos e a medir distâncias, agora quer explorar o mercado da IA com um novo chip que utiliza dados em tempo real em modelos treinados para previsões.

Eigen Labs

Indústria: Blockchain

Valor: 92 milhões de euros (100 milhões de dólares)

Investidores principais: A16z Crypto (da Andreessen Horowitz)

Descrição: Startup responsável pelo EigenLayer, um novo protocolo concebido para melhorar a utilização e segurança dos ativos (Ethereum) que já se encontram na blockchain. Na essência, permite que os ativos sejam novamente reutilizados, ou seja, sejam “restaked”.

Insights: Apesar do dinheiro injetado em crypto o ano passado ter diminuído, esta ronda sugere que alguns dos principais investidores da indústria continuam a apostar na tecnologia. Fundada em 2021, a Eigen Labs já levantou 164 milhões de dólares.

Hadrian 

Indústria: Automação Industrial

Valor: 85 milhões de dólares

Ronda: Série B

Investidores principais: RTX Venture e a16z

Descrição: Ajuda a criar/desenhar fábricas autónomas (ou “do futuro”) que produzem componentes para as indústrias espacial e da defesa.

Insights: Numa entrevista recente, Chris Power, o CEO, revelou que a empresa quer desafiar “a história e revitalizar a indústria americana”. Com o novo financiamento, Power cogita duplicar a equipa de automação e software, a fim de melhorar os processos de automação e satisfazer a procura dos novos clientes.

Frontier Medicines

Indústria: Farmacêutica

Valor: 74 milhões de dólares

Ronda: Série C

Investidores principais: Deerfield Management Co. e Droia Ventures

Descrição: Desenvolve terapias inovadoras para combater doenças que ainda não podem ser tratadas (para já o foco está em doenças imunes e oncológicas).

Insights: A nova ronda vai permitir desenvolver um ensaio clínico com o FMC-376, o seu primeiro candidato para atacar a mutação oncogénica KRAS, um dos principais alvos dos estudos dos tratamentos modernos, uma vez que está presente na maioria dos cancros.