Voltar | Investimento

As Maiores Rondas de Investimento da Semana (18 a 22 de março)

por Miguel Magalhães (Texto) | 25 de Março, 2024

Esta semana, o destaque vai para uma mega ronda de uma plataforma de delivery baseada em Nova Iorque e para investimentos interessantes em biotecnologia e fintech.

Wonder 

Indústria: Delivery

Ronda: Growth

Valor: 700 milhões de dólares (647 milhões de euros)

Investidores principais: NEA, Google Ventures, Accel e Bain Capital

Descrição: A Wonder é uma empresa de food delivery baseada em Nova Iorque, cujo modelo de negócio é focado na operação de diferentes dark kitchens que produzem menús de chefs e restaurantes muito bons e os entregam diretamente em casa dos utilizadores, um pouco à semelhança da startup portuguesa Kitch, antes de ter sido vendida à Glovo.

Insights: Startup já levantou mais de 1,5 mil milhões de dólares em investimento; no ano passado, já tinha levantado uma ronda superior a 100 milhões da Nestle.

Mirador Therapeutics

Indústria: Biotecnologia

Ronda: Series A

Valor: 400 milhões de dólares (370 milhões de euros)

Investidores principais: ARCH Venture Partners

Descrição: A empresa americana está a desenvolver terapias para tratar doenças imunológicas crónicas (inflamação) recorrendo a data science e a um dispositivo de precisão que desenvolveu in-house.

Insights: É uma das maiores Series A de sempre no setor biopharma; 

Telegram

Indústria: Media 

Ronda: Venda de Obrigações

Valor: 330 milhões de dólares (305 milhões de euros)

Investidores principais: N/A

Descrição: Já não é bem uma startup e tem vindo a tornar-se nos últimos anos uma das principais plataformas de messaging no mundo inteiro em competição direta com o Whatsapp. A encriptação da startup russa tornou-a atrativa para fãs da privacidade, mas recentemente têm vindo a público alguns casos em como a plataforma tem sido utilizada por organizações terroristas ou para esquemas de criptomoedas.

Insights: O Telegram antes desta venda tinha 150 milhões de dólares levantados em quatro rondas.

Capstan Therapeutics

Indústria: Biotecnologia

Ronda: Series B

Valor: 175 milhões de dólares (162 milhões de euros)

Investidores principais: Johnson & Johnson, Bayer e BMS

Descrição: A startup americana está focada na reprogramação de células in vivo via entrega de RNA por nanopartículas lipídicas direcionadas promete revolucionar a medicina regenerativa. Esse método altera a função celular diretamente no organismo, usando RNA para ativar genes específicos. As nanopartículas garantem a entrega eficaz e segura do RNA às células-alvo, abrindo caminhos para tratamentos de doenças degenerativas e reparo de tecidos. Ainda enfrenta desafios, especialmente na entrega precisa e na segurança.

Insights: A startup já levantou mais de 300 milhões de dólares desde que foi fundada em 2022

Solaris 

Indústria: Fintech

Ronda: Series F

Valor: 96 milhões de euros

Investidores principais: SBI group

Descrição: Solaris é uma das plataformas líder de embedded finance da Europa. O conjunto de tecnologias B2B da Solaris, juntamente com seu sistema de licenciamento escalável, capacita os seus parceiros – desde grandes empresas globais não-financeiras até fintechs inovadoras – a oferecer serviços financeiros aos clientes.

Insights: A empresa já ultrapassou os 130 milhões de euros em vendas em 2022

Pocket FM 

Indústria: Media

Ronda: Series D

Valor: 103 milhões de dólares (95 milhões de euros)

Investidores principais: Lightspeed Ventures

Descrição: A Pocket FM oferece séries de áudio com episódios curtos: enquanto alguns episódios ou séries podem ser consumidos gratuitamente pelos utlizadores, outros exigem a compra de moedas na plataforma para serem desbloqueados. Ao contrário da Netflix ou do Spotify, que utilizam um sistema de assinatura para darem acesso ilimitado ao seu conteúdo, a Pocket FM optou por um modelo de pagamento por uso, considerando-o mais apropriado às suas operações.

Insights: A empresa já levantou 196 milhões de dólares em investimento e está avaliada em 750 milhões de dólares; 

Moove

Indústria: Fintech

Ronda: Series B

Valor: 100 milhões de dólares (92 milhões de euros)

Investidores principais: Uber e Mubadala
Descrição: Criada em 2020, a Moove dá aos motoristas/empreendedores de ride-sharing opções de financiamento de veículos justas, acessíveis e baseadas em receita. Para isso, incorpora a sua tecnologia de avaliação de crédito nas plataformas de ride-sharing, empregando análises próprias de rendimento e receitas para atender a clientes que, até então, não tinham acesso a serviços financeiros.

Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.