Voltar | Investimento

Armilar fecha fundo de 120 milhões de euros para investir em startups tecnológicas

por Gabriel Lagoa | 5 de Novembro, 2025

A Armilar prepara três novos investimentos até ao final do ano, reforçando a aposta em startups deep tech e na interseção entre tecnologias digitais e ciência.

 A Armilar Venture Partners acaba de fechar a primeira ronda de captação do seu quarto fundo de capital de risco, garantindo mais de 120 milhões de euros para investir em startups tecnológicas. O Armilar IV vai concentrar-se sobretudo em empresas em fase de série A na Península Ibérica e noutros mercados europeus.

O fundo conta com o apoio de investidores institucionais como o Fundo Europeu de Investimento (FEI), a Caixa Capital e a espanhola Sociedad Española para la Transformación Tecnológica (SETT), através do veículo NextTech dedicado a deep tech.

“O Armilar IV representa um passo natural para a nossa empresa — a oportunidade de expandir a nossa plataforma de investimento em Series A e continuar a apoiar fundadores à medida que levam as suas tecnologias desde a validação à escalabilidade”, explica Pedro Ribeiro Santos, Managing Partner da Armilar Venture Partners. O objetivo passa por ajudar empresas da Península Ibérica e da Europa a crescerem globalmente.

Pedro Ribeiro Santos, Managing Partner da Armilar Venture Partners.

Cerca de 20 empresas no portefólio

A estratégia passa por construir um portefólio de aproximadamente 20 empresas durante o período de vida do fundo. Duarte Mineiro, Partner da Armilar, aponta a combinação de talento, intensidade crescente em investigação e desenvolvimento e apoio institucional como fatores que tornam a Península Ibérica numa oportunidade de crescimento.

João Marques, administrador da Caixa Capital, sublinha que o investimento no Armilar IV está alinhado com a estratégia da instituição no ecossistema português de capital de risco. A Caixa Capital destaca a rede de parceiros internacionais da Armilar e a comunidade de fundadores e investidores que a gestora construiu ao longo dos anos.

Três investimentos até ao fim do ano

A Armilar prepara-se para fazer três novos investimentos até ao final de 2024. A tese de investimento foca-se na interseção entre tecnologias digitais e hard science, com particular atenção a startups B2B com forte componente tecnológica.

Os setores abrangem um espectro variado: inteligência artificial, cibersegurança, desenvolvimento de software, infraestrutura e computação, digitalização, automação, fintech, healthtech, spacetech e tecnologias dual-use (com aplicação civil e militar). O denominador comum é resolverem problemas à escala global.

A gestora reporta um dealflow ativo, reflexo da maturidade do ecossistema de startups na região. Já estabeleceu contacto com dezenas de equipas fundadoras e está a analisar várias startups que podem integrar o pipeline de investimento para 2025.

Histórico de duas décadas

Fundada há mais de 20 anos, a Armilar tem no currículo empresas como a OutSystems e a Feedzai, que se tornaram referências nos respetivos setores. Este histórico foi determinante para conseguir captar fundos num período difícil para o capital de risco.

“Os últimos anos têm sido marcados por menor liquidez, poucas entradas em bolsa e atividade de fusões e aquisições deprimida, o que reduziu a disponibilidade para investimento em novos fundos de capital de risco na Europa”, contextualiza Joaquim Sérvulo Rodrigues, Founding Managing Partner da Armilar. A gestora considera-se privilegiada por conseguir fechar um novo fundo “num momento onde a abundância de novas oportunidades se cruza com uma redução da nova capacidade de investimento”.

A angariação de fundos para o Armilar IV vai continuar. A meta passa por duplicar o tamanho do fundo até ao final de 2026, o que significaria atingir os 240 milhões de euros. Para já, os 120 milhões de euros já garantidos representam um ponto de partida para apoiar a próxima geração de startups tecnológicas no sul da Europa.

Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.