Apps, para que vos quero? Dinheiro gasto em apps bate recorde no primeiro trimestre de 2021
É oficial: no primeiro trimestre de 2021, utilizadores em todo o mundo bateram o recorde de dinheiro gasto em apps . O novo relatório da App Annie, reporta que 32 mil milhões de dólares (27 mil milhões de euros) foi quanto todos nós gastámos em novas aplicações iOS e Google Play. O aumento foi de 40% desde o mesmo período do ano passado. Não há nada como uma pandemia global em que não se pode sair de casa…
- Que gigante ficou ainda mais gigante? O iOS viu o gasto maior por parte do consumidor do que o Android (21 mil milhões de dólares, contra 11 mil milhões de dólares). No entanto, ambas as lojas de apps tiveram um aumento de vendas de 40%, face ao mesmo período do ano anterior.
- Onde é que se gastou mais? Nos jogos, a registar gastos por parte dos utilizadores de 22 mil milhões de dólares, 13 mil milhões no iOS (aumento de 30%) e 9 mil milhões no Android (aumento de 35%). Os jogadores descarregaram cerca de mil milhões de apps de jogos por semana, um aumento de 15% em relação a 2020. O jogo Among Us desceu para o segundo lugar no top de jogos, sendo substituído pelo jogo Join Clash 3D.
- O ano em que (quase) tudo começou. À medida em que tudo começou a fechar devido às restrições por causa da COVID-19, os consumidores começaram a descarregar várias aplicações relacionadas com o trabalho, a escola, as compras, o fitness ou entretenimento. Em 2020, registaram-se cerca de 218 mil milhões de downloads em todo o mundo, um número recorde que representou um gasto de 143 mil milhões de dólares. Esta tendência só se acentuou em 2021.
- No topo do downloads está o TikTok, que foi a aplicação mais descarregada no primeiro trimestre de 2021. Seguem-se depois o Facebook, o Instagram, o Telegram, o WhatsApp e, claro, o Zoom.
- No topo dos gasto$: apesar de ser o rei dos downloads, o TikTok ficou apenas em segundo lugar no que toca a gastos do consumidor. Neste aspeto, o Youtube ficou em primeiro lugar, seguindo-se então app de vídeos curtos, e depois o Tinder, o Disney Plus, ou Tencent Video e o BIGO LIVE. A Netflix deixou de fazer parte deste top, agora que incentiva os utilizadores a fazerem diretamente as subscrições, em vez de através da app.
- No topo do uso efetivo: no que toca ao uso mensal ativo destas aplicações, lidera o Facebook, seguido do Whatsapp, do Facebook Messenger, do Instagram, da Amazon, do Telegram, do Twitter, e só em oitava lugar, do TikTok.
Veja as listas completas aqui.
- Esta história fez parte da última edição da newsletter Next. Subscreva aqui para receber mais histórias do mundo da inovação e das empresas no seu e-mail.
- Siga o The Next Big Idea no Instagram