Apple apresenta o novo iPhone a 12 de setembro
por The Next Big Idea | 30 de Agosto, 2023
“Wonderlust” é o nome do evento onde além do iPhone, a Apple vai apresentar um novo Apple Watch e outras novidades sobre as quais ainda não revelou muito.
Em anos recentes, a Apple já nos habituou ao anúncio de novos produtos nas primeiras semanas de setembro. A empresa liderada por Tim Cook foi capaz de manter a aura criada por Steve Jobs e cada um dos seus eventos merece uma atenção digna de um trailer de um novo filme ou de uma nova exposição de arte.
“Wonderlust” já tinha sido o nome de eventos anteriores e em 2023 vai decorrer no dia 12 de setembro. Nele esperam-se novidades do novo iPhone 15, de um novo Apple Watch (O Series 9) e de eventuais atualizações dos respetivos sistemas operativos. Um dos grandes desafios da Apple nas últimas edições tem sido a forma como pode manter o entusiasmo dos fãs por novos modelos dos seus produtos, à medida que uma grande diferenciação de um ano para o outro fica mais complicada de atingir.
Seja pela capacidade de armazenamento, pelas funcionalidades do sistema de câmeras ou por novas apps no iOS, as versões mais recentes do iPhone têm sido mais semelhantes que distintas. Por isso, à alguma curiosidade sobre que carta é que a empresa da maçã poderá ter na manga, especialmente numa altura em a inteligência artificial é a palavra de ordem em qualquer roadmap de uma empresa tencológica seja na vertente de hardware, seja na vertente de software.
Uma das certezas para o próximo smartphone da Apple é que deixará de ter o seu característico formato de carregamento Lightning Bolt e fará a transição para o mais universal USB-C, já utilizado nos smartphones Android e nos Macs e iPads. Esta mudança acontece devido a uma legislação da União Europeia, que obrigou a Apple a adotar um sistema universal de carregamento que promovesse a redução do desperdício eletrónico e que fosse mais conveniente para a generalidade dos consumidores.
Além disto, o evento é um incógnita, apesar de já haver alguns rumores.
A nova edição do “Wonderlust” vem no seguimento da apresentação de resultados da Apple para o terceiro trimestre que, mais uma vez, foram bastante animadores numa economia mundial em recuperação:
- 81 mil milhões de dólares em vendas para o trimestre
- Destes, metade (~40 mil milhões de dólares) vieram do iPhone
A 30 de agosto, à data deste artigo, a Apple continua a ser a empresa mais valiosa do mundo inteiro com uma capitalização de mercado perto dos 3 biliões de dólares (trillion em inglês).