Algas e bactérias marinhas entre as soluções vencedoras do Blue Bio Value 2024
por Gabriel Lagoa | 6 de Dezembro, 2024
Everything Seaweed, Deep Blue Biotech e PhyCo foram as vencedoras do programa Blue Bio Value Aceleração. No Blue Bio Value Ideação, destacaram-se os projetos MarineBioTex e PhycoFerm.
Decorreu esta quarta-feira o evento “Blue Bioeconomy: A path forward”, onde foram anunciados os vencedores do Blue Bio Value 2024, programa que promove a inovação na bioeconomia azul sustentável. A iniciativa é organizada pela Fundação Oceano Azul e pela BlueBio Alliance, com a implementação a cargo da maze impact.
No âmbito do Blue Bio Value Aceleração, foram distinguidas três startups internacionais:
- Everything Seaweed (EUA): desenvolve um material biodegradável à base de algas, usado para impermeabilizar papel, substituindo compostos sintéticos nocivos para o ambiente e para a saúde humana.
- Deep Blue Biotech (Reino Unido): utiliza cianobactérias e Inteligência Artificial para criar cosméticos sem origem fóssil, incluindo um substituto do ácido hialurónico.
- PhyCo (Canadá): em parceria com comunidades locais, transforma algas cultivadas num bioplástico compostável destinado à indústria agrícola.
Estas startups vão receber um total de 45 mil euros e apoio da Blue Demo Network, uma rede portuguesa que fomenta a inovação em bioeconomia azul.
No Blue Bio Value Ideação, que liga projetos académicos ao mercado, destacaram-se dois projetos nacionais:
- MarineBioTex: produz matérias-primas sustentáveis para a indústria têxtil, abordando desafios como o tingimento e o revestimento de tecidos.
- PhycoFerm: foca-se na produção otimizada de biomassa de microalgas para os sectores alimentar e nutracêutico.
Durante 10 semanas, 19 startups de 10 países participaram no programa de aceleração, recebendo mentoria e acesso a uma rede de contactos em Portugal, país com uma forte tradição marítima e mais de 30 centros de investigação dedicados à biotecnologia azul.
O Blue Bio Value tem vindo a afirmar-se como um catalisador para startups que desenvolvem soluções sustentáveis a partir de biorrecursos marinhos. Desde a sua criação, em 2018, já apoiou 115 startups de 33 países, com destaque para os 22,8 milhões de euros angariados em capital, 6,7 milhões de euros de receitas geradas e a criação de 299 postos de trabalho.
Na edição deste ano do Blue Bio Value Ideação, participaram 10 equipas, num total de 23 cientistas, engenheiros e empreendedores de todo o país. O programa, com seis semanas de formação, incluiu workshops, networking e encontros com ex-participantes.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.